Mazda2 Hybrid a partir de 24.397€ é destaque de gama renovada

Mazda2 Hybrid a partir de 24.397€ é destaque de gama renovada

26/02/2022 0 Por Jose Manuel Costa
0 0
Read Time:4 Minute, 32 Second
Mazda2 Hybrid

Além de ligeiras alterações nas gamas atuais, a marca japonesa lança em Portugal o Mazda2 Hybrid, modelo gémeo do Toyota Yaris Hybrid, importante para a marca.

Esta é uma estratégia conhecida: pegar num carro feito e industrialmente pago e colocar-lhe os logótipos de outra marca. A Mazda já fez isso no passado com o Mazda 121 que mão era mais que um Ford Fiesta – quando a Ford era dona da Mazda – e fá-lo agora com a Toyota. 

Mazda2 Hybrid é essencial para a Mazda

Ou seja, a Mazda aproveita a ligação à Toyota para com um tiro apanhar dois pardais: pega no comprovado bem-sucedido Yaris para oferecer na sua gama um carro do Segmento B e, ao mesmo tempo, o seu primeiro modelo híbrido.

Com esta estratégia, o “verdadeiro” Mazda2 é empurrado para a lista de compras por encomenda e para os mercados que não querem híbridos. Porque ainda os há!

Em Portugal, o Mazda2 é fundamental, diz Luís Morais, o responsável máximo da casa japonesa entre nós. “Porque o mercado nacional tem como segmento em crescimento o segmento B que valeu, em 2021, 24,3% ficando, apenas, atrás dos SUV. Além disso os híbridos são já a tendência dominadora do segmento.”

Em outras palavras, para ser bem-sucedido em Portugal há que ter um segmento B e que seja híbrido. Ora, aqui está o da Mazda!

Mazda2 Hybrid

Estratégia “MazdaMulti Approach”

Simultaneamente, a Mazda dá seguimento à estratégia “MazdaMulti Approach” de oferecer múltiplas opções aos seus clientes, um arco de opções que vai dos motores de combustão interna a gasolina e gasóleo aos modelos 100% elétricos, passando pelos híbridos e híbridos Plug In.

Por outro lado, esta estratégia foi implementada para que a Mazda consiga o objetivo de chegar a 2050 com neutralidade carbónica. O Mazda2 encaixa perfeitamente no fio condutor da estratégia da casa japonesa.

Mazda2 Hybrid

Gama completa com atualizações

E hoje, a gama da Mazda acaba por ser muito completa e com oferta múltipla. Para lá do MX-30 100% elétrico, pode escolher entre o Mazda2 (utilitário segmento B híbrido), o Mazda3 (com o motor SkyactivX que é meio diesel meio a gasolina no funcionamento) e o MX-5, roadster desportivo com versões de capota de lona ou rígida (RF). Depois tem a opção de comprar os SUV como o CX-30 e o CX-5.

Toda esta gama foi atualizada para 2022. São alterações de pormenor, particularmente, nas ofertas de equipamento e na introdução de novos níveis de equipamento. O nível Homura chega a todos os modelos da gama e no CX-5 há mais dois patamares (High+ e Newground) tornado a oferta mais rica.

O nível Homura destaca jantes e grelhas pintadas de negro e interiores renovados com detalhes azuis. O roadster MX-5 ganha nova cor e capota azul.

Mazda2 é o irmão gémeo do Toyota Yaris

O modelo de origem tem motorização híbrida e outra convencional e o Mazda2 também. Mas o motor a gasolina sem hibridização está disponível por encomenda como sucede com o Mazda2 original.

Do mesmo modo, o modelo tem um sistema híbrido com 116 CV com um consumo de 3,98 l/100 km e emissões de 87 gr/km de CO2.

Está disponível com três níveis de equipamento, Pure, Agile e Select. Há vários pacotes opcionais. O Pack Plus custa 620 euros e oferece espelho de cortesia para condutor e passageiro, vidros elétricos à frente e atrás, volante e alavanca da caixa em pese, faróis de nevoeiro, rádio DAB e sensor de chuva. 

Já o Pack Comfort (1.340€) inclui as luzes dianteiras, traseiras e de nevoeiro em LED, os bancos desportivos com meia-pele, o ar condicionado de zona dupla, os espelhos retrovisores aquecidos, o painel de instrumentos digital e um espelho retrovisor de cortesia iluminado.

Analogamente, o Pack Safety (950€ mas requer pacote Comfort que custa 1.340€) acrescenta ao pack Comfort os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, a monitorização de ângulo morto e o espelho retrovisor com escurecimento automático.

Mazda2 Hybrid

Alargado equipamento de série

Simultaneamente, de série, o modelo tem fecho centralizado de portas, vidros dianteiros eléctricos, ar condicionado automático, um sistema áudio com ecrã de 7 polegadas e dois altifalantes, DAB, Apple CarPlay e Android Auto, cruise control adaptativo e luzes traseiras em LED. Inúmeros elementos de segurança incluem o reconhecimento de sinais de trânsito, a travagem automática de emergência e o assistente de direção. Esta é a base do modelo Pure.

O Agile adiciona a câmara de visão traseira, os faróis de nevoeiro com lâmpadas de halogéneo, jantes de liga leve de 15 polegadas, volante e alavanca de velocidades em pele, vidros traseiros elétricos e limpa para-brisas com sensor de chuva.

Finalmente, o Mazda2 Hybrid Select acrescenta as jantes de liga leve de 16 polegadas, a iluminação dianteira e de nevoeiro em LED, iluminação ambiente interior LED, carregamento sem fios para telemóvel, Head-Up Display, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e vidros traseiros escurecidos. 

Os preços do Mazda2 Hybrid

No que toca aos preços, começam nos 24.397 euros do Pure. Seguem-se o Pure + Plus Pack (25.017€) o Agile (25.497€) e o Agile + Comfort Pack (26.837€). Depois temos os 27.787 euros do Agile + Confort Pack e Safety Pack. Finalmente, as versões Select custam 29.297€ e 30.697€ (com teto de abrir).

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %