
O Felicity Ace afundou e Grupo VW perdeu 4 mil carros!
02/03/2022O Felicity Ace, que esteve a arder durante muitos dias, batido por mar revolvo e abandonado à sua sorte, afundou a 350 quilómetros dos Açores.
O Felicity Ace, que esteve a arder durante muitos dias ao largo dos Açores, batido por mar revolvo e abandonado à sua sorte, afundou a 350 quilómetros dos Açores.
Dentro do navio de carga com o nome “Felicity Ace”, estavam cerca de 4 mil veículos do Grupo VW. Depois de um incêndio que deflagrou a bordo no dia 16 de fevereiro, impossível de controlar, o barco ficou a arder no alto mar durante mais de duas semanas. Foi retirada a tripulação e encetou-se uma tentativa de rebocar o navio.

Mas essa ideia foi inviabilizada pelo mar revolto, acabando o Felicity Ace abandonado e á mercê do oceano. Acabou por afundar com a sua preciosa carga por volta das 9 da manhã a 220 milhas náuticas (407 km) da costa dos Açores. Estando à deriva, foi fustigado por ondas enormes, adernou a 45 graus e afundou.
Para o porta voz da MOL Ship Management, unidade de negócio da Mitsui OSK Lines, Pat Adamson, “o temporal estava muito duro, mas nada fazia prever que o navio afundasse.”
O navio levava quase 4 mil veículos para o continente americano, ligando o porto de Emden na Alemanha ao porto de Rhode Island, nos EUA. A Volkswagen continua a não comentar o sucedido, primeiro pela sensibilidade do assunto e dos clientes dos veículos. Depois, pelos valores envolvidos.
Dentro do navio estavam cerca de 1.900 carros da Audi, 1.100 da Porsche, 500 da Volkswagen, 189 Bentley e 85 Lamborghini. Dentro do Felicity Ace estavam 394 milhões de euros, dos quais 362 milhões eram de carros do grupo VW. Contas feitas, o acidente vai custar ao grupo VW qualquer coisa como 139 milhões de euros.