
Testes Euro NCAP: cinco estrelas para o ID.5, Polo e Taigo
09/03/2022Hat-trick no teste de segurança Euro NCAP para os Volkswagen ID.5, Polo e Taigo, que alcançaram a pontuação máxima de cinco em cinco estrelas.
Os três modelos da Volkswagen obtiveram boas pontuações na categoria “Proteção de Ocupantes para adultos”. Aqui, o ID.5 recebeu 93 por cento do total de pontos possíveis, enquanto o Polo e o Taigo chegaram à pontuação de 94 por cento.

A avaliação é baseada em fatores que incluem impacto frontal, impacto lateral e testes de efeito chicote.
O resultado do ID.5 foi determinado com base nos testes de colisão e na avaliação das medidas para o resgate e recuperação mais rápidos possíveis. Outra característica de segurança importante é o airbag central para os bancos dianteiros, que está instalado nos três modelos Volkswagen testados. Em caso de colisão lateral, isto pode ajudar a prevenir ou pelo menos reduzir o possível contacto com a cabeça das pessoas sentadas à frente.
O ID.5 obteve um resultado de 89 por cento na categoria “Proteção de Crianças”. Esta classificação baseia-se em três aspetos importantes: para além da proteção fornecida pelos sistemas de retenção para crianças em caso de impacto frontal ou lateral, foca-se também nas opções de instalação segura de cadeiras de criança de várias dimensões, bem como no equipamento que um veículo oferece para o transporte seguro de crianças. O Polo (80 por cento) e o Taigo (84 por cento) também tiveram bons resultados.
Na categoria “Sistemas de Assistência”, o ID.5 obteve 85 por cento da pontuação máxima. O Taigo e o Polo alcançaram 70 por cento nesta categoria.
A Euro NCAP determinou que o sistema de Assistência Frontal – equipamento de série no ID.5, Taigo e Polo – é eficaz na deteção destes utilizadores da estrada. O sistema de monitorização da área reconhece situações de distância crítica através de um sensor de radar e de uma câmara e ajuda a encurtar a distância de paragem. Em situações de perigo, o sistema avisa o condutor visual e acusticamente e também através de um solavanco de travagem e travagem automática. Na área de proteção de peões e ciclistas, o ID.5 obteve um resultado de 76 por cento, seguido de perto pelo Taigo (71 por cento) e Polo (70 por cento).