Mazda CX-60 PHEV: um caso à parte com estreia híbrida

Mazda CX-60 PHEV: um caso à parte com estreia híbrida

11/03/2022 0 Por Autoblogue
0 0
Read Time:5 Minute, 5 Second

O Mazda CX-60 PHEV apresenta-se como o primeiro modelo com tecnologia híbrida plug-in da casa japonesa destinado ao segmento SUV do mercado europeu.

Modelo de maior importância introduzido desde há mais de uma década, o novo topo de gama da Mazda representa tudo o que foi integrado no ADN da marca ao longo dos últimos 100 anos, desde o design exterior e interior até ao melhor artesanato japonês, às mais recentes inovações tecnológicas centradas no ser humano e a uma motorização de estatuto mundial.

Mazda CX-60

Estilo Kodo presente no Mazda CX-60 PHEV

O estilo do Mazda CX-60 PHEV transmitem a inteligência e elegância dos mais recentes desenvolvimentos aplicados ao design Kodo – o conceito japonês de Ma, reflexo da beleza calma e digna do espaço vazio – tecida na dureza da impressionante arquitetura de um SUV de motor dianteiro e tração às rodas traseiras.

Mazda CX-60

Interior cheio de inspiração japonesa

Exclusivamente Mazda e profundamente enraizado no património japonês, od interiores introduzem o conceito “Kaichou”, um elemento de rutura que mistura diferentes materiais e texturas como madeira de plátano, couro nappa, têxteis japoneses unicamente trabalhados e detalhes cromados, e ainda o conceito Musubu, a arte de encadernação que foi a inspiração para as especialmente detalhadas costuras do painel de instrumentos.

O tratamento das madeiras a bordo reflete a estética japonesa de Hacho, um equilíbrio assimétrico, ou um desnivelado intencional. Os diversos padrões e fios dos tecidos respondem, de modo sensível, às alterações de luz, enquanto uma técnica japonesa de costura denominada Kakenui, cria ligações do tipo “costura suspensa”, com espaços entre os tecidos.

As tecnologias centradas no ser humano foram repensadas e refinadas para aperfeiçoar a experiência de condução Jinba-Ittai e, mais do que nunca, satisfazer as necessidades individuais do condutor. O Mazda Driver Personalisation System (Sistema de Personalização do Condutor Mazda) permite reconhecer o ocupante do banco do condutor, ajustando automaticamente o ambiente em seu redor (posição do banco, volante, espelhos, sistema head-up display, até mesmo as configurações de controlo sonoro e climático), adaptando-se à sua constituição física, bem como às suas preferências pessoais.

Mazda CX-60 é o primeiro PHEV da Mazda

O Mazda CX-60 PHEV lidera a introdução na Europa de propostas híbridas plug-in, fruto de uma motorização que combina um bloco a gasolina de injeção direta Skyactiv-G 2.5, de quatro cilindros, com um motor elétrico de 100 kW, de grande dimensão, uma transmissão automática de 8 velocidades totalmente nova, e uma bateria de elevada capacidade com 355 V / 17,8 kWh. 

Esta combinação mecânica proporciona uma potência total do sistema de 327 CV / 241 kW e um binário de 500 Nm, tornando-se no modelo de estrada mais potente que a Mazda alguma vez produziu.  O Mazda CX-60 PHEV acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos.

Por outro lado, o novo PHEV da Mazda apresenta-se com boas credenciais ambientais. O consumo de combustível éde 1,5 l/100 km e as emissões de CO2 de 33 g/km (valores combinados, WLTP).

O Mazda CX-60 e-Skyactiv PHEV permite 63 km de condução exclusivamente eléctrica, com o veículo a circular a 100 km/h ou menos. 

Plataforma modulável

A Skyactiv Multi-Solution Scalable Architecture do ´Mazda CX-60 apresenta inúmeras melhorias que garantem excelentes dinâmicas de condução. Adotando a abordagem centrada no ser humano da Mazda, incluem uma maior rigidez da estrutura, garantindo que os condutores possam sentir a resposta do veículo sem atrasos, bancos que tornam ainda mais fácil a cada ocupante manter o equilíbrio enquanto o automóvel está a circular, uma suspensão que estabiliza a postura do veículo durante a condução, e um sistema Kinematic Posture Control (KPC), de controlo de postura do veículo, um exclusivo Mazda.

Bateria colocada entre os eixos do Mazda CX-60

A colocação da bateria de alta tensão entre os eixos dianteiro e traseiro e o mais baixo possível dentro da estrutura do modelo garante ao novo Mazda CX-60 PHEV um centro de gravidade particularmente baixo. Em combinação com um sistema permanente de tração integral que incorpora a transferência de binário entre os eixos, através de um veio, confere ao modelo características de maneabilidade superiores, a par com as melhores propostas do segmento premium.

O novo Mazda CX-60 PHEV integra uma abrangente gama de tecnologias avançadas i-Activsense de segurança e de suporte ao condutor, proporcionando um desempenho de segurança activa, líder da classe, visando uma classificação de segurança Euro NCAP de 5 estrelas.

Muita segurança ativa

O Mazda CX-60 está equipado com vários novos sistemas de segurança activa: See-Through View, um monitor de visão 360º de última geração, que melhora a visibilidade ao conduzir a baixas velocidades; Turn Accross Traffic Assist (assistente de colisão para tráfego cruzado); Detecção de peões SBS-R (travagem inteligente em cidade, com marcha-atrás); Emergency Lane Keeping (assistente de manutenção de faixa de rodagem); i-Adaptive Cruise Control / i-ACC (cruise control adaptativo inteligente); and BSM Vehicle Exit Warning (monitorização e aviso de saída de um veículo do ângulo morto).

Mazda será neutra em carbono

Com o lançamento do CX-60 PHEV, a Mazda dá um passo importante rumo à sua ambição de se tornar totalmente neutra em carbono até 2050. Ao longo dos próximos anos a Mazda irá continuar a desenvolver a eletrificação através de uma vasta gama de novos produtos. O Mazda MX-30 REV, por exemplo, irá combinar um motor 100% elétrico com um gerador, alimentado por um motor rotativo, permitindo uma autonomia ilimitada. Em 2023, a Mazda irá lançar um novo modelo, maior do que o CX-60, contando com três filas de bancos. 

Plano de ação para 3 anos

No seu conjunto, ao longo dos próximos três anos, a Mazda irá apresentar cinco novos produtos eletrificados que espelham a sua arquitetura de plataforma multi-soluções. Após 2025, irá estrear a sua nova Skyactiv EV Scalable Architecture, uma tecnologia única que permitirá à Mazda construir, de um modo eficiente, automóveis elétricos de todas as dimensões, recorrendo a uma plataforma comum.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %