Novo Kia Sportage: SUV nascido para os condutores europeus

Novo Kia Sportage: SUV nascido para os condutores europeus

21/03/2022 0 Por Autoblogue
0 0
Read Time:11 Minute, 53 Second

Novo Kia Sportage ganha versão concebida especificamente para a Europa, com mais requinte na construção e na definição técnica. Nova arquitetura “N3” oferece uma dinâmica de condução superior e aperfeiçoada nas estradas europeias

Novas versões híbrida e híbrida plug-in pela primeira vez na gama Sportage. Disponível em Portugal com oferta de lançamento de 10 anos de garantia.Gama nacional com dois níveis de equipamento e preços a partir de 28 750€.

Design disruptivo e inspirado na mais recente linguagem estética da Kia, novas tecnologias de telemática e de segurança, e, pela primeira vez na sua história, motorizações híbridas (HEV) e híbridas Plug-in (PHEV), que se juntam às unidades a gasolina e diesel, são alguns dos atributos do novo Kia Sportage, um “best-seller” português cuja 5ª geração chega agora ao nosso país.

Com uma inédita proposta ao nível da garantia – 10 anos ou 200 000 km, um patamar sem precedentes no mercado – o Kia Sportage oferece dois níveis de equipamento no arranque da comercialização em Portugal, Drive e Tech. Ambos os patamares oferecem todas as dotações de segurança ativa oferecidas pelo Sportage, assim como equipamentos emblemáticos desta geração, como é o caso do ecrã curvo duplo (estreado no EV6), que dá acesso a navegação e ao mais recente sistema de telemática a bordo lançado pela Kia.

A oferta de motores térmicos é constituída por uma unidade a gasolina 1.6 T-GDI de 150 cv, bem como por um 1.6 diesel de baixas emissões, com 115 cv. Porém, a grande novidade desta que é a 5ª geração do Sportage encontra-se na estreia de grupos motopropulsores eletrificados, com as versões híbridas HEV e PHEV, ambas com base no 1.6 T-GDI a gasolina, que foi especialmente otimizado para este tipo tecnologia. O HEV apresenta uma potência combinada de 230 cv, enquanto o Plug-in Hybrid debita 265 cv, fruto da associação a um motor elétrico de 66,9 kW e um conjunto de bateria de polímero de iões de lítio de 13,8 kWh.

Os preços em Portugal vão iniciar-se nos 28 750€ (valor com campanhas de lançamento e de financiamento, que totalizam 5 900€) nas versões térmicas a gasolina, enquanto os diesel se apresentam por 35 300€ (com campanhas). As unidades híbridas HEV têm o seu preço situado nos 36 800€ (igualmente com as ofertas de lançamento). Para a versão PHEV, a Kia preparou uma oferta empresarial de 34 950€ + IVA.

As versões HEV estarão disponíveis no próximo mês de abril, enquanto as unidades diesel e PHEV chegam a Portugal no início do 3º Trimestre.

A entrada do novo Kia Sportage em Portugal fica marcada pela oferta de lançamento de uma garantia de 10 anos/200 000 km, uma nova referência no mercado e que traduz a confiança da marca nos seus produtos. Esta proposta exclusiva assenta na habitual garantia de 7 anos, à qual é adicionada a oferta de uma extensão de 3 anos. A Kia, recorde-se, já era a marca que oferecia a garantia de fábrica mais alargada, ao proporcionar uma cobertura por 7 anos ou 150 000 km.

Dinâmica de condução

O Sportage europeu beneficia de um novo desempenho. Com base na nova arquitetura N3 da Kia, todos os elementos do novo Sportage foram concebidos e desenvolvidos no sentido de melhorar o estatuto premium deste SUV.

A nova plataforma influenciou fortemente as características de condução, combinando o requinte, a estabilidade e o conforto com a agilidade e o dinamismo. O avançado sistema de direção e suspensão foi ajustado ao detalhe, de modo a contribuir para a conjugação de todas estas qualidades.

O novo Sportage apresenta um desempenho eficiente em diferentes situações, através do Drive Mode Select com três modos de condução (Eco, Comfort, Sport), que o condutor pode selecionar através de um simples toque num botão. 

Grupos motopropulsores avançados

O coração do novo Sportage europeu é sinónimo de eficiência, potência e performance. O novo Sportage é lançado com uma abrangente gama de motorizações eficientes e de grande prontidão de resposta, onde se incluem as mais modernas tecnologias de sistemas híbridos elétricos, bem como motores de combustão interna “limpos”, a gasolina ou diesel, de última geração.

Logo a partir da primeira fase do seu desenvolvimento, este modelo foi concebido para acolher as mais recentes tecnologias de propulsão eletrificadas, tornando-se assim um dos SUV com consumos mais eficientes do mercado. 

As versões híbridas HEV e PHEV desta 5ª geração do Sportage contam com o premiado motor Kia 1.6 T-GDI a gasolina. Para reforçar o carácter desportivo, vivo e envolvente, esta avançada motorização está ainda equipada com o sistema de Variação Contínua do Tempo de Abertura das Válvulas (CVVD), tecnologia que melhora significativamente a performance, a economia de combustível e as emissões.

Para além deste sistema, o motor 1.6 beneficia de um processo de combustão novo e otimizado, de tecnologias de arrefecimento e de medidas fundamentais de redução da fricção, com destaque para um sistema de gestão térmica integrado e para a utilização de um rolamento de esferas de baixo atrito.

No caso do Sportage Plug-in Hybrid, este motor turbo compacto integra um grupo motopropulsor avançado, que inclui também um motor elétrico de ímanes permanentes de 66,9 kW e um conjunto de bateria de polímero de iões de lítio de 13,8 kWh que permite até 78 km de autonomia elétrica em ciclo urbano – WLTP. Esta configuração oferece uma potência total de 265 cv, 180 dos quais originários do motor de combustão. 

O conjunto de bateria do Sportage PHEV, que se conta entre os mais modernos do mercado, apresenta uma unidade de gestão que monitoriza constantemente o sistema, incluindo fatores como a corrente, a tensão, o isolamento e o diagnóstico de avarias.  Possui também uma unidade de monitorização das células, que mede e verifica a sua tensão e temperatura

O Sportage HEV conta igualmente com o aclamado motor 1.6 T-GDi, mas neste caso em combinação com um motor elétrico de ímanes permanentes de 44,2 kW e com uma bateria de polímero de iões de lítio de 1,49 kWh, um conjunto eficiente e capaz de oferecer grande vivacidade na condução. A potência total do sistema é de 230 cv. 

A organização do espaço das versões HEV e PHEV foi pensada para evitar sacrifícios de espaço para passageiros e para carga. No caso do HEV, o conjunto de bateria está localizado sob a segunda fila de bancos, resultando num espaço para as pernas igual ao das versões do Sportage equipadas com motor de combustão. Na versão PHEV, a bateria de alta tensão está situada entre os dois eixos, na parte inferior da carroçaria, o que garante uma distribuição do peso equilibrada e uma otimização do espaço e versatilidade interior.

A gama Sportage conta ainda com uma versão a gasolina, equipada com o motor 1.6 T-GDi de 150 cv, com emissões e consumos de combustível reduzidos, assim como com um 1.6 diesel, de baixas emissões, com opções de potência de 115 ou 136 cv. A versão de 136 cv “clean diesel” e é o segundo grupo motopropulsor MHEV (mild hybrid) disponível na história do Sportage, contando uma vez mais com a tecnologia híbrida para diminuir as emissões e aumentar a eficiência de consumo. O motor diesel está também equipado com a mais recente tecnologia de controlo ativo das emissões SCR, que diminui a emissão de poluentes como os NOx e as partículas. 

Espaço interior com tecnologia de ponta

Cuidadosamente preparado, o habitáculo conjuga a tecnologia avançada com o estilo contemporâneo. No centro do moderno habitáculo do novo Sportage, evidencia-se um monitor integrado, dominado por linhas curvas, com ecrã tátil e saídas de ventilação desportivas. Este grande monitor é especialmente amplo, imprimindo uma sensação de largura e de profundidade a todo o tablier. 

O monitor tátil de alta tecnologia, com 12,3 polegadas, e o inovador ecrã tátil multimodo atuam como centro nevrálgico em conectividade e acesso a todas as funções disponíveis. O painel de instrumentos, de 12,3 polegadas, está equipado com um ecrã LCD TFT de última geração, que se destaca pela grande precisão e nitidez de imagem. O software de conectividade proporciona aos utilizadores a possibilidade de se ligarem remotamente ao veículo através da aplicação para smartphones Kia Connect. Esta app oferece acesso às mais importantes funcionalidades de bordo, podendo o utilizador verificar a partir de um dispositivo pessoal se o seu Sportage está trancado, se as portas estão fechadas, ou qual o local exato onde estacionou. Podendo também verificar e alterar as definições do veículo – tudo através do smartphone.

A consola central ergonómica foi idealmente posicionada para o condutor e o passageiro dianteiro, oferecendo-lhes mais espaços flexíveis de arrumação. Basta um simples toque num botão para que os suportes para copos localizados na consola central se recolham quando não são necessários, oferecendo assim aos ocupantes um espaço mais amplo e prático para guardar objetos. A consola central é também o local onde se encontra o monitor da caixa de velocidades shift-by-wire. Ao mesmo tempo, uma consola para smartphones oferece um carregamento sem fios de alta velocidade, com 15 W.

Os materiais de primeira qualidade com superfície suave são uma constante em todo o habitáculo, que se transforma num espaço pleno de boas vibrações e energia graças a um conjunto de opções de cores dinâmicas. Os bancos do condutor e do passageiro dianteiro combinam inovação, conforto e funcionalidade, num design desportivo e elegante. Estão equipados com portas USB de carregamento rápido, que reforçam a comodidade a bordo. Na sua parte traseira, estes bancos possuem cabides integrados nos encostos de cabeça, que permitem pendurar comodamente casacos e sacos.

Conjugando carácter prático, funcionalidade e versatilidade, o inteligente espaço interior do Sportage europeu tem como base uma distância entre eixos compacta de 2680 mm, uma largura de 1865 mm, um comprimento de 4515 mm e uma altura de 1650 mm. Tal resultou num conjunto que abre novas perspetivas em termos de espaço para as pernas, espaço para a cabeça e capacidade de carga. Os passageiros da segunda fila de bancos podem contar com um espaço para as pernas de 996 mm (955 mm na versão PHEV) e um espaço para a cabeça de 998 mm. A capacidade da bagageira nas versões com motor de combustão interna cifra-se nos 591 litros (VDA). 

Para maior comodidade, este espaço pode ser aumentado para os 1780 litros – bastando para tal alterar a disposição dos bancos, rebatíveis a 40:20:40. Esta inteligente funcionalidade interior, que permite rebater os bancos traseiros através de um simples toque numa alavanca, é equipamento de série em todas as versões do Sportage na Europa. 

Tecnologia DriveWise: Sportage abre novos caminhos em segurança ativa e passiva.

Sob o elegante design exterior do Sportage encontra-se uma estrutura reforçada, mas leve, que assegura uma elevada rigidez torsional. Este novo modelo está dotado de diversos equipamentos de retenção e de segurança estrutural, nomeadamente os airbags frontais para o condutor e o passageiro dianteiro, laterais de cortina, dianteiro central e laterais inferiores. 

Os aclamados Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS) – também conhecidos pela designação DriveWise – ajudam o novo Sportage a evitar potenciais perigos, protegendo integralmente todos os ocupantes e os outros utilizadores da via pública. No seu pacote DriveWise ADAS, o novo Sportage conta com a mais moderna versão do Sistema de Assistência à Prevenção de Colisões Frontais, agora dotado de uma função de viragem em cruzamentos que ajuda a evitar colisões com viaturas que circulem no sentido oposto ao virar à esquerda em cruzamentos.

A Assistência à Condução em Autoestrada (HDA), por seu turno, mantém uma distância e uma velocidade programadas em relação ao veículo da frente durante a circulação em autoestrada, contribuindo também para que o Sportage se mantenha sempre no centro da sua faixa de rodagem. O sistema HDA consegue ainda ajustar a velocidade do veículo de acordo com o limite legal.

O Cruise Control Inteligente (NSCC) ajuda o condutor a manter o veículo a uma velocidade segura em autoestrada, recorrendo a dados de navegação em tempo real. O campo de ação do NSCC surge agora expandido nas suas funcionalidades, reduzindo automaticamente a velocidade do veículo quando este se aproxima das curvas, retomando o andamento programado assim que o traçado volta a ser em linha reta.

Impacto visual instantâneo: uma nova identidade de design, baseada numa filosofia arrojada 

O exterior do novo Sportage estabelece novas fronteiras ao nível do design, que fazem deste modelo uma presença incontornável nas estradas europeias. 

Revelada este ano, e prontamente aclamada nos meios especializados, a nova linguagem de design da Kia, “Opostos Unidos” (do inglês “Opposites United”) está no coração deste Sportage, influenciando todos os aspetos da sua aparência e carácter.

Na parte dianteira, o novo Sportage apresenta formas precisas e intrincadas, com a grelha preta repleta de pormenores a estender-se a toda a sua largura. O design técnico congrega os principais elementos da dianteira deste veículo, conferindo-lhe um aspeto apelativo. A moderna e emblemática grelha “Nariz de Tigre” da Kia está ligada às características e futuristas DRL (luzes de circulação diurna) LED, em forma de bumerangue. Estas, por sua vez, criam linhas divisórias sólidas para os faróis dianteiros Matrix LED, também conhecidos por sistema de iluminação dianteira inteligente.

Numa homenagem ao legado de SUV deste modelo, o perfil do novo Sportage gera uma presença entusiasmante na estrada, com linhas prolongadas que rasgam as superfícies “limpas” mas requintadas da carroçaria, onde os volumes contrastantes se fundem de forma suave. A nova linha de cintura cromada eleva-se na direção da traseira, criando novas linhas harmoniosas que se conjugam com as do spoiler traseiro, reforçando ainda mais o carácter desportivo deste modelo.

O Sportage europeu mantém a forte presença na estrada do modelo original, com um design traseiro musculado e linhas que se precipitam abruptamente para as luzes traseiras, as quais foram trabalhadas no sentido de parecerem embutidas na carroçaria. As luzes traseiras em forma de lâmina estão ligadas por uma fina linha horizontal, conferindo ao Sportage um aspeto especialmente amplo quando visto de trás.

Dependendo da especificação e da versão, o novo Sportage apresenta jantes de liga leve de 18 ou 19 polegadas, com cores e acabamentos diferentes.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %