Citroen C5 X chega a Portugal a partir de 34.857€

Citroen C5 X chega a Portugal a partir de 34.857€

23/03/2022 0 Por Autoblogue
0 0
Read Time:11 Minute, 17 Second

O Citroen C5 X chega a Portugal no mês de junho com preços a partir de 34.587 euros para os motores a gasolina e 44.653 euros para o híbrido Plug In.

O C5 X, topo de gama da Citroen, vem renovar o segmento dos grandes estradistas familiares e executivos, com um conceito que combina o estilo de uma berlina com o de carrinha, uma proposta inovadora na mais pura tradição Citroën. 

Introduz a suspensão ativa Citroën Advanced Comfort, elemento que reforça, ainda mais, a sensação de viajar a bordo de um tapete voador, sensação intimamente ligada à história da Citroën. 

Citroen C5 X

Conforto acima de tudo

Traduz um verdadeiro convite a viajar, aproveitando o seu habitáculo do tipo lounge, com o conforto reconhecido dos bancos Advanced Comfort e uma habitabilidade inigualável, em particular na segunda fila. 

A bagageira, com um volume líquido de 545 litros, responde, às necessidades dos clientes do segmento das carroçarias tipo carrinha. A versão híbrida “plug-in”, com o sistema ë-Comfort combinado com a condução em modo elétrico no quotidiano, eleva a sensação de conforto a bordo.

O bem-estar sentido a bordo é reforçado pelas tecnologias de ponta que simplificam a utilização do automóvel, como o Head Up Display mais abrangente e o leque de equipamentos de assistência à condução que reduzem a carga mental do condutor, tais como o Highway Driver Assist ou o novo interface de comunicação e entretenimento através do ecrã tátil de alta definição com 12’’, com reconhecimento de voz natural, personalizável com widgets, tal como num tablet.

Citroen C5 X

Conceito único no seu género: uma silhueta moderna e inovadora

A silhueta do C5 X é assertiva, bem assente sobre as rodas, robusta e distinta. Recorre a uma silhueta bem afirmada que combina as linhas de uma berlina e de uma carroçaria do tipo carrinha. É uma silhueta nova, em que foi dada especial atenção ao desempenho aerodinâmico. 

Uma postura sobrelevada para um superior controlo da estrada

A sua postura sobrelevada, graças à superior altura ao solo quando comparada com a de uma berlina tradicional e às rodas com 720 milímetros de diâmetro, com pneus “Tall & Narrow” de 19 polegadas em grande parte das versões, permite uma posição de condução mais alta, que oferece uma maior segurança e uma visibilidade superior, elemento muito apreciado pelos clientes do segmento SUV.

Com uma distância entre eixos de 2.785 mm, capaz de proporcionar uma excelente habitabilidade no banco traseiro, o C5 X conta com dimensões exteriores generosas – 4.805 mm de comprimento, 1.865 de largura e 1.485 mm de altura – valores que o posicionam no centro do segmento D.

Citroen C5 X

Uma assinatura luminosa moderna e tecnológica: ver e ser visto

O C5 X apresenta a nova assinatura luminosa da Citroën, em forma de “V”, quer à frente, quer atrás, desenho inaugurado pelo novo C4. Imediatamente reconhecível e associada à Citroën, esta assinatura luminosa e tecnológica integra projetores em LED em toda a gama. Visível tanto de dia como de noite, realça a silhueta invulgar do C5 X.

Convite para viajar em conforto absoluto

O habitáculo do C5 X transmite uma sensação acolhedora de boas-vindas, de serenidade e espaço, num convite a viajar, com particular atenção aos detalhes e com conteúdos práticos sem precedentes. A elegância e o bem-estar, associados a uma tecnologia inovadora, mas discreta, são elementos-chave do conforto absoluto que se vive no habitáculo, um atributo confirmado por todos os que experienciam o C5 X, na mais pura tradição Citroën. 

Citroen C5 X

Um espaço lounge com um conforto exemplar

Os bancos Advanced Comfort do C5 X representam a referência em termos de conforto e permitem que os ocupantes se sintam como se estivessem em suas casas, nas suas salas de estar. Oferecem um nível de conforto e apelo visual únicos, graças a um acolchoamento especial, tal como num sobrecolchão. O conforto dinâmico e postural é oferecido por uma napa de alta densidade e por uma mousse, espessa e estruturada, que permite aos ocupantes sentirem-se relaxados, mesmo após as viagens mais longas.

A suspensão Citroën Advanced Comfort do C5 X foi concebida para recriar o efeito de tapete voador de alguns modelos icónicos da Citroën, sendo capaz de superar todos os obstáculos, como buracos na estrada, passeios ou lombas. Na versão híbrida plug-in, o C5 X eleva o controlo ao patamar seguinte, fruto da integração da suspensão ativa Citroën Advanced Comfort, com um amortecimento ainda mais evoluído. Com três modos à escolha do condutor, o sistema de controlo da suspensão reforça a eficácia dos Batentes Hidráulicos Progressivos® ao contribuir com ainda mais suavidade ao rolar na estrada e ao oferecer uma maior eficiência, particularmente em curva.

A habitabilidade foi uma das principais preocupações da Citroën ao conceber o C5 X. À frente, os bancos confortáveis e o painel de instrumentos de leitura clara proporcionam um espaço habitável vasto e desimpedido. O banco traseiro convida os passageiros a relaxar, oferecendo um espaço excecional para as pernas, uma agradável sensação de liberdade em largura, bem como uma generosa altura livre de intrusões.

Essa habitabilidade é ainda reforçada por uma luminosidade apreciável, graças à superfície vidrada a 360 graus, ao redor de todo o automóvel, inclusivamente nos vidros de custódia, bem como através do grande tejadilho panorâmico em vidro.

Para tornar as viagens tão relaxantes quanto possível, foi dada especial atenção à acústica, com vidros acústicos laminados, dianteiros e traseiros, que proporcionam um excecional isolamento do ruído exterior.

Citroen C5 X

Todas as vantagens de uma break: polivalente e prático no quotidiano

Os aspetos práticos foram considerados até ao mais pequeno detalhe durante o desenvolvimento do C5 X. De forma a corresponder ao cliente europeu que tanto valoriza a versatilidade de utilização, a bagageira do C5 X foi concebida de acordo com o espírito de uma carroçaria break, quer nas suas dimensões, quer no seu acabamento exclusivo: uma capacidade de carga generosa, com volume líquido de 545 litros; piso plano com o rebatimento do encosto do banco traseiro, proporcionando um volume útil máximo de 1.640 litros; acesso de carga largo e funcional, com acesso baixo e paredes retilíneas. Uma chapeleira de enrolar, solidária com o portão traseiro, facilita a colocação de volumes, enquanto a abertura elétrica com função mãos-livres ajuda no acesso quando os braços estão ocupados. Todo o compartimento dos passageiros está equipado com espaços de arrumação inteligentes, especialmente desenvolvidos para armazenar ou esconder os objetos indispensáveis no quotidiano.

Citroen C5 X com motores a gasolina e híbrido Plug In

No capítulo mecânico, o C5 X propõe uma oferta adaptada a todos os tipos de utilização, para o quotidiano e para o inesperado, sem constrangimentos e em total liberdade: o híbrido plug-in

Com uma potência de 225 cavalos, este bloco híbrido – motor 1.6 PureTech de 180 cv associado a outro elétrico de 81,2 kW (110 cv) e a uma transmissão automática de velocidades ë-EAT8 – oferece o prazer de arrancar e circular em total silêncio e sem emitir um único grama de CO2, com a possibilidade de circular durante 55 quilómetros em modo zero emissões, uma autonomia em modo elétrico adaptada a grande parte dos trajetos diários dos utilizadores, até uma velocidade máxima de 135 km/h. É, assim, possível, na maior parte das utilizações, passar uma semana sem recorrer ao motor de combustão interna, realizando os percursos habituais e recarregando a bateria consoante a necessidade, em casa, no local de trabalho ou num posto público, mas com a liberdade de viajar para longe sem se preocupar com a urgência do carregamento, entrando aí em cena o motor de combustão interna, económico e eficiente.

Este Citroen C5 X híbrido plug-in é um automóvel eletrificado, moderno e tecnológico, capaz de disponibilizar conforto e uma grande polivalência de utilização: a mobilidade em classe ë-Comfort, perfeitamente isolada da estrada e do mundo exterior, em total serenidade como num casulo, com todos os elementos externos filtrados. O silêncio de funcionamento, a fluidez do movimento, o prazer de condução, a suavidade da suspensão, o conforto dos bancos Advanced Comfort, a ausência de vibrações a bordo, a ergonomia e a facilidade de utilização dos interfaces e serviços dedicados, todos contribuem para elevar o conforto a bordo, para todos os ocupantes. 

Em matéria de prestações, o C5 X Hybrid plug-in tem uma velocidade máxima de 233 Km/h (135 em modo ZEV) e percorre dos 0 aos 100 Km/h em 7,8 segundos. Os consumos em ciclo combinado WLTP limitam-se a 1,3 L/100 Km em modo híbrido e as emissões iniciam-se nos 29g de CO2/Km.

A gama Citroen C5 X propõe, igualmente, os conceituados e comprovados blocos a gasolina,1.2 PureTech 130 S&S e 1.6 PureTech 180 S&S, ambos associados a uma transmissão automática de 8 velocidades EAT8.

Equipado com o primeiro motor, o 1.2 PureTech 130 S&S, o C5 X alcança uma velocidade máxima de 210 Km/h, e as suas emissões e consumos são contidos a, respetivamente, a partir de 135g de CO2/Km e de 6,0 L/100 Km (norma WLTP, ciclo misto).

Já o 1.6 PureTech 180 S&S permite ao C5 X percorrer dos 0 aos 100 Km em 8,1 segundos, tendo um consumo misto de 6,5 L/100 Km e emissões de CO2/Km a partir de 147g (norma WLTP, ciclo misto).

Citroen C5 X

Citroen C5 X: a tecnologia ao serviço do bem-estar e da serenidade a bordo

O C5 X conta com uma inovação que tem tanto de espetacular como de útil, o Head Up Display ampliado, um sistema que projeta as informações de condução no para-brisas, a cores, e num formato de grandes dimensões, um primeiro passo para o mundo da realidade aumentada. É uma tecnologia imersiva, vista pela primeira vez no concept 19_19 e que proporciona uma experiência de condução mais serena e relaxada: o condutor não precisa de desviar o olhar da estrada para obter a informação que deseja.

O Citroen C5 X inaugura um interface de comunicação totalmente novo na Citroën com ênfase na conectividade. Associado a um ecrã tátil de alta definição com 12’’, 4 tomadas USB tipo C e um carregador sem fios para smartphones, dispõe, igualmente, de atualizações em tempo real através da Cloud e inclui a função Mirror Screen sem necessidade de ligar o smartphone. Este interface foi concebido como o de um tabletconvencional: personalizável, com preferências de visualização, bem como com widgets no ecrã inicial. O sistema dispõe de reconhecimento de voz natural, eficaz e fácil de utilizar, um assistente pessoal que compreende tudo o que lhe é dito, responde a perguntas e executa comandos, uma funcionalidade em tudo semelhante ao assistente pessoal apresentado no concept 19_19.

O Citroen C5 X oferece o de que melhor se faz, atualmente, em termos de condução semiautónoma de nível 2, de acordo com a legislação em vigor. O sistema Highway Driver Assist combina o regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go e o assistente de manutenção na faixa de rodagem para que o condutor já não precise de gerir a velocidade ou a trajetória, uma vez que é o veículo a encarregar-se dessas funções.

Muitos outros dispositivos facilitam a vida no quotidiano, como o sistema de monitorização do ângulo morto de longo alcance, o alerta de tráfego atrás do automóvel, que deteta um potencial perigo na zona imediatamente atrás do veículo, a câmara traseira Top 360 Vision, que facilita a realização de manobras, ao exibir o ambiente exterior no ecrã tátil, ou o acesso e arranque mãos-livres, sistema capaz de trancar e destrancar automaticamente as portas quando o condutor se afasta ou aproxima do veículo.

Citroen C5 X

Gama e preços do Citroën C5 X em Portugal

Novo conceito estradista para o topo do segmento D, o C5 X chegará fisicamente à Rede de Concessionários Citroën, em junho de 2022, com:

Dois tipos de motores, numa clara antecipação à realidade do mercado nos próximos anos: uma variante híbrida plug-in, traduzida num bloco Hybrid 225 S&S ë-EAT8, em que se conjuga um motor 1.6 PureTech a gasolina com uma motorização elétrica, permitindo uma autonomia de 55 km em modo 100% elétrico; e outra a Gasolina, com duas propostas, 1.2 Puretech 130 S&S EAT8 e 1.6 Puretech 180 S&S EAT8;

Cinco níveis de equipamento: Feel, Feel Business (direcionado às empresas), Feel Pack, Shine e Shine Pack, com conteúdos complementares e perfeitamente adequados às necessidades dos diferentes utilizadores;

Seis cores de carroçaria: Branco Nacarado, Cinzento Amazonite, Cinzento Acier, Cinzento Platinum e Azul Magnetic (todos eles passíveis de uma conjugação Biton, com o tejadilho em preto), e ainda o Preto Perla Nera.

Seis ambientes interiores: Base e Urban Grey (estofos e forros em tecidos de elevada qualidade), Metropolitan Grey e Metropolitan Blue (couro preto ou tecido com efeito couro), Hype Black e Hype Adamantium (couro perfurado como elemento único e distinto);

Citroen C5 X: preços a partir dos 34.857 € (versões térmicas) e dos 44.653 € (versões híbridas).

CITROËN C5 X – PVP*
Nível de Equipamento
Motores TérmicosFEELFEEL  BUSINESSFEEL PACKSHINESHINE PACK
1.2 PureTech 130 S&S EAT634.857 €36.473 €37.307 €39.157€
1.6 PureTech 180 S&S EAT641.157 €43.007 €
Motor HíbridoFEELFEEL  BUSINESSFEEL PACKSHINESHINE PACK
Hybrid 225 S&S ë-EAT844.653 €46.502 €48.352 €
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %