Toyota Corolla GR Four: 304 CV, 4WD… não vem para a Europa!

Toyota Corolla GR Four: 304 CV, 4WD… não vem para a Europa!

04/04/2022 0 Por Autoblogue
0 0
Read Time:2 Minute, 50 Second

O Toyota Corolla GR Four é um passo adiante para a Toyota Gazoo Racing, depois do fantástico Yaris GR. Este tem 300 CV, caixa manual de 6 velocidades e tração integral.

Os engenheiros da Toyota Gazoo Racing deitaram mãos ao Corolla e esculpiram um rival para modelos como o Volkswagen Golf R, Subaru WRX. Infelizmente, as absurdas regras de emissões tornam este carro um fora da lei e não será vendido na Europa. Malditos!

Toyota Corolla GR Four

Toyota Corolla GR Four para os outros, Yaris GR para a Europa

Sabemos que na Europa os desportivos de bolso quase desapareceram e à exceção dos carros da VW (Golf GTE, GTi e R) e do Yaris GR, é um quase deserto. As regras de emissões europeias são travão para o desembarque deste Corolla no Velho Continente. 

Por outro lado, os europeus receberam o fantástico Yaris GR que os americanos não conhecem. Assim, a Toyota divide o mal pelas aldeias: Yaris para o Velho Continente, o Carolla para o outro lado do lago.

Toyota Corolla GR Four

Afinal o que tem de especial este Corolla?

Esteroides. Desde logo pelo reforço com soldadura em diversos pontos do chassis. Depois pela largura majorada do carro devido aos alargamentos que escondem os eixos dianteiro e traseiro diferentes. O carro tem 85 kgs a mais que um Corolla híbrido, ou seja, um total de 1474 kgs.

Por fora percebem-se os esteroides num “kit” de carroçaria com para choques imponentes, alargamentos das cavas das rodas e saias laterais mais pronunciadas. Na traseira deste Toyota Corolla GR Four destaque para as três saídas de escape – duas redondas laterais e uma retangular central – e para o difusor. Diz quem já ouviu que a sinfonia é… maravilhosa!

Toyota Corolla GR Four

Versão especial “Circuit Edition”

Os americanos vão ter direito a uma série especial de lançamento (fotos do carro cinzento) que tem um tejadilho em carbono e um capô com saídas de ar. Além disso, tem um spoiler traseiro fixo e maxilas de travão vermelhas.

Toyota Corolla GR Four: um interior sem chama

No interior, a casa japonesa não quis ir mais longe e o habitáculo ficou muito semelhante ao de um comum Corolla híbrido. Para além dos logótipos da Gazoo Racing colocados em bancos mais envolventes… pouco mais.

Há um ecrã de 12,3 polegadas com grafismo diferenciado e o sistema de info entretenimento tem, agora, um assistente inteligente que se aciona ao dizer “Hey Toyota”. Os pedais são em alumínio e o volante é forrado em pele. Destaque, ainda, para a alavanca da caixa que além da grelha de mudanças e do símbolo GR, tem a assinatura de Akio Toyoda. Isto nas versão Circuit Edition.

Mecânica do Yaris GR

O Toyota Corolla GR Four – nome que lembra os tempos dos Celica GT Four – utiliza o motor do Yaris GR. Falamos do bloco G16E com três cilindros sobrealimentado e 1.6 litros de cilindrada. 

De acordo com a ficha técnica, debita 304 CV e 370 Nm. Ou seja, mais 43 CV que o Yaris GR. O carro tem quatro rodas motrizes com caixa manual de 6 velocidades. Uma conjugação que já é muito rara nos dias que correm. Há, ainda, dois diferenciais autoblocantes para os dois eixos. 

Utiliza pneus Michelin Pilot Sport 4 com jantes de 18 polegadas, que alberga discos de travão de 356 mm à frente e 297 mm atrás. As maxilas dianteiras são de 4 maxilas, atrás de 2 maxilas.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %