Skoda Fabia Rally2 Evo visto à lupa

Skoda Fabia Rally2 Evo visto à lupa

05/04/2022 0 Por Autoblogue
0 0
Read Time:2 Minute, 21 Second

O Skoda Fabia Rally2 Evo é um dos carros mais competitivos do WRC2 e dos ralis nacionais. A Skoda Motorsport sabe disso e fez um Fabia Rally2 Evo muito especial.

A Skoda Motorsport desenvolveu este modelo muito especial: um Skoda Fabia Rally2 Evo… em corte! Por estas imagens podemos ver como é que o carro que tem dominado o WRC2 e os campeonatos nacionais na Europa e não só.

Skoda Fabia Rally2 Evo

Skoda Fabia Rally2 Evo à lupa

O Skoda Fabia Rally2 Evo surge “recortado” de uma forma diferente. Recordamos que a Skoda Motorsport já tinha feito algo semelhante no passado. Por outro lado, o carro surge, agora mais detalhado.

Nesse sentido, a Skoda usou um carro que já não podia ser escalado para desenvolvimento ou para venda. Da mesma forma, caso não fosse usado neste trabalho, seria destruído.

Segundo Pierre Litvak, um dos engenheiros da Skoda Motorsport envolvido neste projeto, “decidimos mostrar mais que da outra vez. Recortamos todo o carro e não apenas o motor como anteriormente.

Skoda Fabia Rally2 Evo

Dificuldades encontradas no projeto

Segundo Litvak, “não houve especial dificuldade. O maior problema foi construir o carro com muito menos custos que construir um Fabia – já que o chassis era de testes de rigidez e, portanto, não tinha muitos elementos.”

Tudo o que está no carro é igual ao que foi usado nos modelos já vendidos pela Skoda Motorsport. Porém, “para minimizar o desperdício, tentamos utilizar peças que tenham sido recusadas pelo controlo de qualidade ou por qualquer outro motivo não pudessem ser vendidas. Na ausência de peças rejeitadas para usar, foram usadas unidades novas. Como sucedeu com o escape e os vidros.”

Skoda Fabia Rally2 Evo

Quais as partes mais difíceis de cortar ?

Segundo Pierre Litvak, “historicamente, sabemos que o mais difícil de cortar são os discos de travão. Mas como cortamos tudo junto, disco e roda, tudo correu melhor e o resultado final ficou muito bom.”

O Skoda Fabia Rally 2 Evo “esqueleto” foi feito pela Skoda Motorsport, mas em colaboração com os fornecedores. A montagem foi feita dentro das instalações da divisão de desporto motorizado da casa de Mlada Boleslav.

Da mesma forma, o modelo foi sendo feito, paralelamente, com as atividades da Skoda Motorsport. Por isso, não tinha prioridade sobre os restantes projetos. O carro recortado levou oito meses a ser completado, desde a aprovação da direção até ao produto final.

Skoda Fabia Rally2 Evo

Qual a justificação para o Skoda Fabia Rally2 Evo “esqueleto”?

Segundo as palavras de Pierre Litvak, “penso que o principal benefício deste modelo é a demonstração visual da tecnologia utilizada. Claro que no carro de competição! Mas é a oportunidade de comparar a tecnologia dos ralis com os modelos de produção. Esperamos que o ‘Esqueleto’ ajude as pessoas a relacionarem-se com o automobilismo e mostre as soluções técnicas avançadas que a equipa da Skoda Motorsport tem disponível para oferecer na fábrica.”

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %