
Stellantis cresce 12% no 1º trimestre de 2022
10/05/2022A Stellantis cresce e de forma rápida com o primeiro trimestre a mostrar um avanço de 12% face a igual período de 2021.
Receitas líquidas de 41,5 mil milhões de euros, um aumento de 12% face aos 37,0 mil milhões de euros registadas no 1º Trimestre de 2021, o que reflete uma combinação sólida dos preços e dos veículos, bem como os efeitos favoráveis ao nível das flutuações das taxas de câmbio.

Entregas consolidadas de 1.374.000 unidades, representando uma descida de 12% devido ao impacto de encomendas não recebidas de semicondutores. Stock total de veículos novos de 807.000 unidades a 31 de março de 2022, globalmente em linha com os volumes a 31 de dezembro de 2021; Inventário da empresa de 179.000 unidades.
Dividendo ordinário de 1,04€ por ação aprovado na Reunião Anual de Acionistas e pago aos acionistas em abril de 2022.
Os resultados da Stellantis no 1º Trimestre de 2022 sublinham a força dos novos produtos, incluindo o Jeep Grand Cherokee L e Wagoneer/Grand Wagoneer para a América do Norte; os modelos DS 4, Fiat Novo 500, Opel Mokka e a gama de veículos comerciais ligeiros para a região da Europa Alargada; Jeep Grand Cherokee, Peugeot 3008 e Citroën C4 para o Médio Oriente & África; já o Fiat Pulse, Jeep Compass, Peugeot 208 e Fiat Cronos contribuíram fortemente para a liderança do mercado da América do Sul. Por outro lado, a dinâmica dos veículos de baixas emissões da Stellantis continua em destaque, levando a que as vendas de BEV(7) na Europa Alargada aumentassem mais de 50% em relação a igual período do ano anterior.
A Empresa também registou progressos importantes nos objetivos de termos 400 GWh de capacidade de baterias até 2030, realizando parcerias estratégicas durante o 1º Trimestre de 2022 com a LG Energy Solution e a Automotive Cells Company (ACC), entidades que irão instalar, respetivamente, a primeira fábrica de baterias de iões de lítio em larga escala no Canadá (Windsor) e uma nova infraestrutura de baterias nas instalações da fábrica de Termoli (Itália). Numa outra área-chave do plano “Dare Forward 2030”, em que se define os firmes alicerces rumo a um futuro sustentável, a Stellantis estabeleceu parcerias estratégicas com a Amazon e a Foxconn como parte do impulso definido pelo software.
“As Receitas Líquidas do 1º trimestre aumentaram 12% graças à solidez dos preços líquidos, à combinação favorável de veículos e aos efeitos positivos das flutuações das taxas de câmbio (FX), enquanto as entregas caíram 12%. Confirmam-se as nossas previsões de alcançarmos uma Margem Operacional Corrente de dois dígitos e um ‘cash-flow’ positivo, apesar dos ventos contrários ao nível do aprovisionamento e da inflação, numa altura em que a boa dinâmica dos produtos e as parcerias estratégicas continuam a desbravar caminho.” Palavras de Richard Palmer, diretor financeiro da Stellantis.