
BMW quer baixar preço das baterias 30%
13/05/2022A BMW quer baixar, significativamente, o preço das baterias para poder rivalizar com a Tesla. A redução é de 30%!
Poderá ser a chave para a luta com a Tesla: a BMW quer baixar o preço das baterias trocando para a nova geração de baixo custo a partir de 2025. Esta ideia tem como pano de fundo o aumento inexorável do custo das matérias-primas necessárias à construção das baterias.

BMW quer células cilíndricas
Nesse sentido, a BMW vai passar a usar células cilíndricas ao invés das prismáticas, seguindo a norma da Tesla. O construtor norte americano sempre usou células semelhantes a pilhas nas suas baterias.
Ou seja, com esta alteração, a casa bávara deverá conseguir uma diminuição dos custos em 30%, segundo algumas fontes escutadas pelo Automotive News Europe.
Nesse sentido, a BMW vai produzir as baterias com os mesmos fornecedores, ou seja, a CATL e a EVE Energy chinesas, a Samsung SDI coreana e a Northvolt na Suécia. Preço das baterias valem 4/5 do preço final
BMW quer baixar preços e aumentar vendas
Este corte de 30% nos custos das baterias teria forte impacto na margem de lucro da BMW. Melhorando a eficiência, reduzindo os custos e mantendo a performance, a marca alemã poderia baixar o preço dos carros e, ao mesmo tempo, aumentar a margem de lucro libertada por cada carro. Algo essencial para o futuro do grupo e da mobilidade elétrica.
Por outro lado, esta poupança mitiga, ligeiramente, o aumento dos fatores de produção e das matérias-primas. Só assim será possível que os carros elétricos possam chegar à rentabilidade dos modelos de combustão interna.
BMW tem preço por kWh abaixo da média
O ano passado, o kWh custou, em média, a cada construtor 113,76 euros. Ora, segundo algumas fontes, a BMW está a pagar 100 euros por cada kWh. Logo já está a casa bávara a ganhar. E como as mesmas fontes dizem que a densidade das baterias da BMW é maior que na Tesla com uma percentagem de dois dígitos.