Primeiro ensaio Toyota Aygo X

Primeiro ensaio Toyota Aygo X

13/05/2022 1 Por Jose Manuel Costa
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O primeiro ensaio ao Toyota Aygo X feito nas ruas do Porto mostrou-me um carro mais inteligente, maior e com um estilo divertido e sedutor. Reclama a Toyota ser um crossover, mas não passa de um citadino “arregaçado”. Ainda assim, bem interessante que acaba por ser traído por um preço que tem muito pouco de utilitário. Mas numa altura em que as marcas fogem do segmento como se tivesse lepra, o Aygo X (diz-se cross) é uma lufada de ar fresco que pode fazer o seu caminho. 

Rating: 3.5 out of 5.
  • A Favor – Fácil de conduzir, qualidade, consumos
  • Contra – Motor limitado, preços

O Aygo acabou, viva o Aygo X! Mais que uma simples letra adicionada, o Aygo é um carro totalmente novo que traduz um novo conceito de pequeno crossover citadino. É um carro europeu feito para europeus, desenvolvido, maioritariamente, na Bélgica e tendo como plataforma a versão GA-B da já conhecida base TNGA da Toyota. A marca japonesa insiste que este é um crossover. Vamos dizer que sim, até porque o carro está 11 mm mais longe do chão e o banco do condutor está 55 mm mais alto que no anterior modelo. 

Toyota Aygo X está maior

O Aygo X estrá bem maior que o seu antecessor. O comprimento cresceu até aos 3,7 metros e a largura estendeu-se até aos 1,74 metros. Contas feitas, são mais 23,5 e 12,5 centímetros, respetivamente, que o anterior modelo. Não é despiciendo, tendo em conta que estamos a falar de um puro citadino. 

Como termo de comparação, o Yaris tem 3,94 metros de comprimento e 1,7 metros de largura. Os 1,5 metros de altura comparam com os 1525 mm do Aygo X. Também a distância entre eixos aumentou 9 cm para 2430 mm. O Yaris tem 2550 mm entre eixos.

Aqui está um citadino que “morde” a franja do segmento dos utilitários, algo promovido pela Toyota. Como? Olhe para as fotos… o Aygo X tem jantes de 17 polegadas e pode ter de 18 polegadas como a versão Limited. Ou seja, está longo dos puros citadinos.

Um estilo sedutor e moderno

O Aygo tem clara influência do Yaris Cross, mas consegue separar-se devido à forma em cunha com as cavas das rodas quadradas (e rodas grandes) e as portas traseiras recortadas. Apesar do aspeto de todo-o-terreno, não há no Aygo X nada que permita andar para lá do acesso a casa ou á praia e desde que não tenha muita areia ou terra.

A pintura bicolor fica-lhe muito bem, os faróis e os farolins são LED e a forma da traseira e a tampa da bagageira feita em vidro são a ligação ao anterior Aygo.

A Toyota decidiu “apimentar” o Aygo X com cores exclusivas como o Cardamom (verde Cardamomo), Chili (vermelho), Ginger (Bege Gengibre) e Juniper (azul Zimbro). 

Toyota Aygo X mais espaçoso e com mala maior

O interior do Aygo X é mais agradável com tecnologia avançada. O painel de instrumentos é simples com um enorme velocímetro e um ecrã de qualidade onde está o computador de bordo. Ao centro um enorme nicho com moldura colorida e o ecrã do sistema de info entretenimento. Completo e de qualidade é uma mais-valia do Aygo X.

O acesso ao banco traseiro é algo acanhado, não só pela forma da porta, mas pela limitação do ângulo de abertura. Porém, há espaço no Aygo X para uma cadeirinha de bebé. Mas a grande mudança do Aygo X não está no banco traseiro. Até porque os utilizadores do Aygo nunca se queixaram do banco traseiro. A preocupação era outra: a capacidade da bagageira.

E a Toyota escutou essas críticas! A mala do Aygo X tem 231 litros, mais 60 litros que anteriormente. Mas, mais importante, a forma da bagageira do Aygo X está desenhada de forma a ser mais prática.

E como é o Toyota Aygo X em utilização?

O primeiro ensaio do Toyota Aygo X não foi longo, mas andamos muito em cidade e ainda fomos à autoestrada. Parabéns à Empista pelo percurso!

Por outro lado, se Toyota rima com híbrido, no Aygo X isso não acontece. O modelo tem um motor de três cilindros atmosférico com 1.0 litros de cilindrada. Debita parcos 72 CV com um binário de 93 Nm às 4400 rpm. A caixa é uma unidade manual com apenas cinco velocidades e a tração é feita às rodas da frente.

E aqui temos uma dificuldade extra: se usarmos o ar condicionado, o motor fica com 68 CV, pois os 4 CV que se perdem devem-se à climatização. E quando li na ficha técnica que o Aygo X precisa de 15,5 segundos para alcançar os 100 km/h, fiquei boquiaberto!

A verdade é que na cidade, essa coisa da aceleração 0-100 km/h é perfeitamente inútil (o 0-50 km/h é feito em menos de 7 segundos). Mais interessante é o facto da suspensão controlar muito bem os movimentos da carroçaria e não ser demasiado penalizadora para o conforto.

Não indo para lá da tonelada de peso, o Toyota Aygo X consegue ser ágil e equilibrado, muito fácil de conduzir e com um diâmetro de viragem curto e que ajuda, e muito, na hora de encarar a selva urbana.

A caixa de velocidade está bem escalonada e é de fácil utilização. Além disso, a insonorização é muito melhor que no anterior modelo e o tricilindrico só se escuta quando exigimos tudo o que tem para dar.

E quanto aos consumos, como é o Toyota?

Os carros que usámos neste primeiro ensaio eram novos, muito novos. Se no primeiro dia os consumos andaram lá em cima, no segundo dia consegui 5,3 l/100 km. Acredito que com mais quilómetros seja possível baixar para baixo dos 5 litros por cada centena de quilómetros.

Aygo X é caro e demasiado perto do Yaris

O grande problema do Aygo X reside no preço. O Aygo X está abaixo do Yaris e este, com o motor de 1.0 litros com apenas 69 CV, tem preços… semelhantes! Exemplos? Aqui vão eles!

O Toyota Yaris 1.0 VVTi Comfort custa 18.190 euros, o Comfort Plus fica por 18.890 euros e, finalmente, o Exclusive obriga a gastar 20.390 euros. O Aygo X com motor 1.0 litros custa 16.490, 17.820, 21.050 e 21.230 euros, respetivamente, para as versões Play, Pulse MT, Envy e Limited.

Contas feitas, o Toyota Aygo X Limited fica quase mil euros mais caro que um Yaris Exclusive. E o mais barato dos Aygo X está menos de dois mil euros abaixo do Yaris mais barato. 

É verdade que o equipamento é rico e a tecnologia embarcada é aliciante, mas custa a perceber esta proximidade entre os dois modelos que, acredito, beneficia o Yaris. 

O que é que eu penso deste Aygo X?

O Toyota Aygo X (Cross) é um passo em frente face à segunda geração do Aygo. Junta-se ao Yaris Cross e ao Corolla Cross (nestes não está lá um X mas as letras todas) e consegue aquilo para o qual foi criado: ser excelente na cidade. Ainda por cima quem escolher o Aygo X vai destacar-se na cidade com um carro giro, divertido e fácil de conduzir. Pena que seja tão caro.

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