Ensaio Renault Kangoo Van: um comercial… excelente!

Ensaio Renault Kangoo Van: um comercial… excelente!

16/05/2022 0 Por Jose Manuel Costa
0 0
Read Time:7 Minute, 5 Second

O Renault Kangoo Van exemplifica a evolução, tremenda, que os veículos comerciais sofreram nos últimos anos. Quando conheci este Kangoo Van pela primeira vez, fiquei impressionado. Após este ensaio, fiquei convencido!

Rating: 3 out of 5.
  • A Favor – Comportamento, Conforto, Utilização
  • Contra – Carga útil limitada, banco condutor duro

Não é habitual fazer ensaios sobre modelos comerciais, mas aqui no Autoblogue, a pluralidade é palavra de ordem. E por isso quando me foi proposta a possibilidade de passar uns dias com o novo Kangoo Van, nem pestanejei!

Vamos lá então saber o que a Renault fez ao Kangoo, quinze anos – sim leu bem, 15 anos – depois da última geração do modelo comercial da casa francesa.

Renault Kangoo Van

Renault Kangoo Van com estilo atraente

A casa francesa decidiu dar ao Renault Kangoo Van um estilo mais agradável e menos “quero lá saber”. E menos ainda “é para trabalho serve qualquer coisa”. 

Assim, fora com os olhos esbugalhados, com as cavas das rodas pequenas com os cantos arredondados. 

Bem-vinda, uma frente trabalhada e agressiva com a assinatura luminosa da Renault, cavas das rodas generosas, uma lateral limpa com ombros bem vincados. Enfim, o Kangoo deixou de ser o patinho feio para parecer um cisne. Parabéns Renault!

E ainda reserva uma surpresa. “Abre-te sésamo!” Sim, se comprar o seu Kangoo com o “Sesame Open” não tem pilar B no lado direito do carro, fica com um acesso gigantesco com a porta dianteira a abrir a 90 graus e a porta de correr para trás. Verdadeiramente útil e que recomendo experimente quando for ao concessionário ver o Kangoo.

Por outro lado, o Kangoo Van tem a mesma plataforma do Scénic, a CMF, o que adiciona qualidade ao conforto e ao comportamento.

Renault Kangoo Van

Detalhes da evolução do Kangoo Van

O sistema “Opens Sesame” não é uma novidade absoluta, mas prescindindo do pilar B, oferece um acesso lateral recordista do segmento: 1446 mm. Como funciona? Simples. A Renault conseguiu transferir para as portas a função do pilar B e permitir que a porta lateral traseira deslize sobre calhas e a porta dianteira abre sobre dobradiças.

Este acesso XXL permite que sejam colocados dentro do Kangoo, rebatido o banco dianteiro, objetos com o máximo de 3550 mm.

Esta possibilidade (disponível apenas para o lado direito nos modelos L1 com dois bancos de passageiros) permite, por exemplo adicionar estantes articuladas suplementares que aumentam o espaço de arrumação sem ter de entrar e sair do veículo. As portas podem ser abertas em qualquer sequencia.

Renault Kangoo Van

Renault Kangoo Van com interior mais acolhedor

O interior também recebe melhoria assinalável, nomeadamente em termos de tecnologia, autorizada pelo uso da plataforma CMF, a mesma do Scénic, por exemplo. Grande salto de qualidade!

Depois, você que passa horas ao volante, passada a porta que abre a 90 graus, tem direito a um banco corretamente formado, com espuma confortável e com amplas regulações em altura, costas e longitudinalmente. E para melhorar a coisa, o volante regula em altura e profundidade.

Há 12 novos sistemas de assistência ao condutor, destacando, entre eles sistema de travagem de emergência, maior visibilidade dos ângulos mortos, câmara de visão traseira que substitui o espelho, entre outros.  

Os espelhos exteriores estão mais largos (mais 35 mm de comprimento e 22 de largura) autorizando uma visibilidade traseira 35% melhor. As luzes diurnas são LED à frente e atrás. 

Infelizmente, a Renault esqueceu-se de acolchoar ou plastificar o apoio de braços. O plástico é duro e incomoda. Deveria ser acolchoado pois a malta destes carros anda dentro deles muito tempo. Vá lá, não deve custar assim tanto e mais 100 ou 200 euros ninguém se queixará.

A visibilidade para diante é boa, a lateral nem por isso, por duas razões. Primeiro porque o carro está todo fechado e depois porque os pilares A são um nadinha grossos. 

O que é uma pena porque a Renault oferece uma camara de visão traseira que substituiu o espelho interior (inútil face à inexistência de vidros e com uma antepara pelo meio) de forma perfeita e ajuda muito na segurança.

No espaço de carga, há entre 600 a 800 kgs, tendo uma opção de carga aumentada que pode chegar a quase 1 tonelada. A capacidade de reboque aumentou para 1500 kgs.

Equipamento muito completo

O Kangoo oferece três opções de multimédia. Radio Connect R & Go com DAB (Digital Audio Broadcasting) FM/AM, Bluetooth e o aplicativo R & Go para ter acesso aos recursos do seu smartphone.

O terceiro é o sistema Renault Easy Link, equipado com ou sem navegação. O écran de 8” está embutido no tabliê. Possui serviços conectados, atualizações automáticas e é tão fácil de usar e personalizar como um smartphone. 

Compatível com Android Auto e Apple CarPlay, pode ser ativado por voz, para permitir o acesso a todos os recursos de multimédia, navegação e info-entretenimento, bem como às configurações dos sistemas de assistência ao condutor. Este pode fazer e receber chamadas, tanto com um simples toque nas teclas no volante, como tocando no écran tátil, ou a partir dos comandos de voz, que lhe permitem também ouvir e ditar mensagens de texto.

Um suporte para smartphone, que pode ser colocado à esquerda ou à direita do condutor (dependendo se ele é destro ou canhoto), pode transformar o seu telefone num “pseudo” computador de mesa, num conjunto de que faz também parte um carregador sem fios de 15 W. 

O índice de carga da bateria do telefone é exibido no écran multimédia e o carregamento para, automaticamente, quando a bateria está completa, eliminando o risco de sobrecarga.

Oferece até três entradas USB: duas na área de armazenamento acima do volante (útil para carregar o telefone com segurança) e uma no écran multimédia ou rádio.

As três tomadas de 12V estão posicionadas em todo o Furgão: no espaço acima do volante, na consola central e no espaço de carregamento traseiro (conveniente para carregar ferramentas alimentadas a bateria).

Para evitar arrombamentos, os orifícios da chave da porta traseira e lateral foram removidos. 

E como é o Kangoo ao volante?

A utilização da plataforma CMF oferece um comportamento muito bom. o Kangoo anda ligeirinho e autoriza velocidades em curva pouco habituais num comercial. É verdade que o carro tinha peso na traseira, mas não demasiado, e por isso fiquei absolutamente boquiaberto com o que é capaz de fazer.

Ainda por cima, a Renault caprichou: os travões são excelentes, a direção é muito precisa apesar de alguma falta de sensibilidade e as suspensões controlam muito bem os movimentos da carroçaria, mesmo com carga a bordo. 

E, acima de tudo, o Renault Kangoo é muito confortável. E, mais que isso, a casa do losango mima os utilizadores com uma enorme lista de ajudas à condução e de segurança digna de um Mégane!

O que é que eu penso desde Kangoo Van?

Este Kangoo Van com motor diesel é um regalo! O interior está muito bem pensado e oferece conforto aos ocupantes. Além disso está equipado com uma série de equipamentos muito interessantes. Além do “Open Sesame”, o “Easy Inside Rack” é um dos mais curiosos. Quase mágico. Facilita o carregamento de objetos longos e pesados (até 30 kgs) pois a divisória está aberta e os objetos passam por cima da cabeça do passageiro. Como o Kangoo Van é muito alto, o “Easy Inside Rack” rouba pouco espaço deixando os objetos à mão, mas protegidos dos olhares alheios e dos elementos. A plataforma CMF oferece-lhe um comportamento excelente e a verdade é que este é um comercial muito divertido e desejável.

FICHA TÉCNICA – Motor: 4 cilindros diesel com injeção direta e turbo; Cilindrada (cc): 1461; Potência máxima (CV/rpm): 260/3000 – 3750; Binário máximo (Nm/rpm): 392/1750 – 2000; Transmissão: dianteira, caixa manual com 6 velocidades; Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente; Suspensão (ft/tr):independente tipo McPherson/eixo de torção; Travões (fr/tr): Discos ventilados/tambores; Prestações e consumos Aceleração 0-100 km/h (s): 14,3; Velocidade máxima (km/h): 164; Consumos (l/100 km): 5,4; Emissões CO2 (gr/km): 141; Dimensões e pesos Comp./Lar./Alt. (mm): 4486/1919/1864; Distância entre eixos (mm): 2716; Largura de vias (fr/tr mm): 1584/1596; Peso (kg): nd; Capacidade da bagageira (l):3300/3900; Deposito de combustível (l): 54; Pneus (fr/tr): 195/65 R15; Preço (Euros): 27.272

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %