Ensaio Skoda Enyak iV 80: mesmo o melhor Skoda!

Ensaio Skoda Enyak iV 80: mesmo o melhor Skoda!

18/05/2022 0 Por Jose Manuel Costa
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O ensaio Skoda Enyaq iV 80 vem provar que a casa checa está cada vez melhor e a fazer carros melhores. Primeiro porque, como todos sabem, comprar um Skoda é ficar com um carro espaçoso, prático e que oferece um bom “value for money” (valor pelo preço que custa). Depois, apesar dos custos da mobilidade 100% elétrica, a casa checa não se desvia um milímetro do seu ADN. Finalmente, o Enyaq é um carro giro, divertido de conduzir e onde se está muito bem. A questão é outra: valerá a pena gastar mais 6 mil euros para ter um Enyaq 80 ao invés do 60? Farão assim tanta diferença 24 CV? A resposta… já a seguir!

Rating: 4.5 out of 5.
  • A Favor – Habitabilidade, prático, interior de qualidade, utilização 
  • Contra – Carregamento lento, cabo de ligação opcional, opcionais

Gosto muito de deixar claro nos ensaios que faço as minhas preferências para não ser acusado de nada. Confesso que adoro a marca Skoda e os seus produtos são um regalo para quem quiser comprar uma solução de mobilidade inteligente. O Enyaq não é diferente, tecnicamente, dos outros produtos do grupo VW. Mas a forma como a Skoda embrulha o futuro faz-nos ter vontade de abraçar o futuro.

Skoda Enyaq iV 80

Skoda Enyaq iV 80: um estilo sedutor

Sei que os gostos não se discutem, comentam-se. Porém, quem acha que o Enyaq é feio, desculpem dizê-lo, não tem o sentido estético muito apurado. Excetuando a grelha que é demasiado folclórica, o Enyaq é um exercício de estilo muito bem conseguido. 

Ainda por cima, é um carro grande com mais de 4,5 metros. Mas o desenho que recolhe inspiração nos peixes com a sua forma esquálida, esconde o gabarito do carro e não sendo futurista, não nos cola um rótulo de diferente. É elétrico, sim, mas poderia não ser. Chapeau!

Skoda Enyaq iV 80

E já que falamos de Skoda, como é o interior?

Imenso! A habitabilidade é generosa, permitida pela utilização da plataforma modular MEB. O Enyaq é ligeiramente mais comprido e largo que o ID.4, mas é mais baixo. 

Fazendo parte do ADN da Skoda, esta habitabilidade resulta de um exercício excelente dos engenheiros da marca checa que tiveram de lidar com o facto do motor elétrico estar no eixo traseiro e a bateria estar sentada entre os dois eixos. 

O verdadeiro “puzzle” desenhado para que tudo rime de forma ideal permite que no banco traseiro caibam três pessoas sem constrangimentos e com amplo espaço para arrumar as pernas, enquanto na bagageira há 585 litros de capacidade.

Ou seja, os cinco ocupantes do Enyaq podem levar a sua bagagem sem o mínimo problema. Aqui está um SUV 100% elétrico que cumpre a sua função familiar sem compromissos. Excelente!

E a tecnologia do Skoda Enyaq 80? É de excelência ou não?

Sendo fácil o acesso ao habitáculo – as portas são generosas e abrem num ângulo igualmente generoso – quando sentados no banco do condutor… surge a mistura perfeita entre o clássico e o moderno! 

A digitalização é total, mas com o painel de instrumentos bem integrado num tabliê em formato de onda que recebe o maior ecrã disponível na gama do grupo VW. 

A Skoda optou por nos fazer pensar que estamos perante um tradicional painel de instrumentos. 

Porém, é totalmente digital e minimalista como sucede com os modelos 100% elétricos do Grupo VW. O volante também é uma peça de estilo com três braços estilizados e comandos manuais e não sensíveis ao toque como no ID.4, enquanto a climatização tem acesso por comando físico, mas toda a regulação é feita no generoso ecrã. Aliás, o acesso à climatização, modos de condução e outras funções é feito pelo toque num botão convencional e não pelos botões sensíveis ao toque da VW – exceção feita ao volume do sistema de Info entretenimento – sendo as regulações feitas no ecrã.

Este ecrã flutuante por cima da consola central tem uma diagonal de 33 cm, é verdadeiramente grande, mas rima de forma perfeita com o resto do tabliê. O desenho é muito agradável e distinto, com um ar elegante Premium.

A consola central está limpa, exceção feita ao botão que faz o carro andar para trás ou para a frente, o travão de mão elétrico, dois porta copos, o carregador sem fios do telemóvel e o apoio de braços que esconde um porta luvas.

O que é que quer dizer iv no nome do Enyaq?

A casa checa criou uma submarca para os modelos 100% elétricos da Skoda. O “V” significa “Veihcle” e o “i” representa uma série de palavras que querem traduzir a imagem e missão da marca: inovação, inspirador, inteligente e individual. 

Mas iV será, também, um ecossistema de mobilidade elétrica que está a ser construído em redor do Enyak e que tem como ponto de partida a aplicação “mySkoda”.

De momento, a aplicação serve, essencialmente, para aceder a funcionalidades simples como pré-aquecimento do interior, verificação do estado da bateria, mas no futuro será uma espécie de comando à distância para muitas outras coisas. 

Por exemplo, guiar o carro em modo de condução autónoma. Ainda não está disponível, mas a Skoda fará a atualização quando surgir, pois, o Enyaq tem capacidade de atualização via internet. A má notícia é que terá de ir ao bolso para pagar esses serviços suplementares.

E como é este Skoda no que toca à conectividade?

O Enyaq está equipado com muitas aplicações digitais, tem cartão SIM integrado e por isso é facilmente atualizado ao longo do seu ciclo de vida. Mais tarde, o “cérebro” instalado no Skoda vai permitir que o carro fale consigo e o avise. 

Por exemplo, se o seu filho levou o carro e está a exagerar na velocidade a que circula, ou se levou o carro dizendo que ia ao café com os amigos e aparece perto de uma discoteca no Algarve. 

Enfim, muitas possibilidades que serão abertas quando o sistema estiver a funcionar. E se lhe roubarem o Enyaq , ele emitirá um alerta que lhe permitirá falar com as autoridades no sentido de recuperar o carro.

O Skoda Enyaq iV 80 tem carregamento rápido?

Ora, aqui é que a gata torce o rabo! Tanta tecnologia e tanta funcionalidade e a Skoda não oferece o cabo de carregamento em casa (custa 705 euros!) e o carregador interno não vai além dos 50 kW. Ora, isto não é propriamente um carregamento rápido! Para usar os carregadores rápidos acima dos 50 kW terá de pagar 540 euros e aumentar a capacidade de carregamento.

Neste Enyak iV 80 essa opção permite chegar aos 100 kW o que permite carregar a bateria de 82 kWh de 0 a 80% em 30 minutos. Com o carregador de 50 kW, conseguirá carregar até 80% em 65 minutos. 

Se comprar o cabo de ligação a uma tomada doméstica, a bateria leva 27 horas a carregar, 7 horas numa “wallbox” de 3,6 kW e 9 horas com a mesma “wallbox” de 7 kW (que custa 872 euros mais 400 euros de montagem). Num posto público de 22 kW, serão precisas 6 horas para carregar a bateria do Enyak.

E, então, qual é a autonomia do Skoda Enyaq iV 80?

Oficialmente, a Skoda diz que, pelo protocolo WLTP, são 532 km. Eu não consegui fazer mais de 480 km, uma cifra interessante que perde algum brilho se usar o Enyak em autoestrada. A autonomia desce para os 360 km. 

Nesse sentido, fiquei longe dos 15,4 kWh/100 km anunciados pela Skoda em ciclo WLTP. O melhor que consegui foram 22,6 kWh/100 km, um valor um pouco acima da média do segmento.

Do mesmo modo, se tiver algum cuidado, aproveitar as descidas para regenerar energia e na autoestrada não andar sempre encostado à velocidade máxima (160 km/h), a autonomia aproxima-se dos 380 km. Se quiser chegar, mesmo, aos 532 km de autonomia, talvez seja boa ideia comorar a Bomba de Calor que custa 1.070 euros. 

E como é o Skoda Enyaq iV 80 em utilização?

Se é verdade que o carro pesa mais de duas toneladas, o binário de 310 Nm disponível de forma imediata mitiga essa situação, permitindo que o Skoda acelere dos 0-100 km/h em 8,5 segundos.

Todavia, nunca consegui melhor que 9,1 segundos. Ainda assim, um excelente registo que prova como os 204 CV e os 310 Nm de binário são suficientes. Porém, deixe-me dizer lhe que face ao Enyaq 60 com 180 CV, as diferenças são muito curtas.

A Skoda oferece no Enyak a possibilidade usar amortecimento adaptativo (um extra) e jantes de 21 polegadas (igualmente um extra). 

Com a suspensão metálica normal, o Enyaq tem um bom compromisso entre desempenho e conforto e não há perturbação evidente quando a estrada se degrada. Sim, nas junções ou em zonas mais esburacadas, as jantes de 20 polegadas deste Sportline fazem-se escutar.

Três modos de condução

O Enyaq conta com vários modos de condução – Eco, Comfort, Normal, Sport e Individual. Honestamente, não senti grandes diferenças entre os diversos modos (no Sport uma reação mais rápida do acelerador) e por isso, no sentido de manter uma boa autonomia, deixei andar o Skoda no modo Comfort. 

A direção assistida progressiva é muito interessante, pois é direta e tem reações mais incisivas. Aproveitando não haver motor no eixo dianteiro – e a Skoda não usou o espaço para um “frunk” – a direção consegue um raio de viragem de 9,2 metros. Para um carro com 4,65 metros é um extraordinário valor.

O sistema de regeneração de energia funciona de forma inteligente. Se não usarmos as patilhas colocadas no volante (cortesia do pacote “Pack Drive Sport Plus”) o sistema funciona em modo automático regenerando sempre que entende ser útil. 

Usando as patilhas, podemos tornar o modo mais agressivo, mas o Enyak não tem o sistema “on pedal” pois o Skoda não se imobiliza sem que tenhamos de tocar nos travões.

A travagem é progressiva e poderosa, mesmo que atrás o Enyaq tenha… tambores! Seja como for, a sensação de segurança é real e a sensação no pedal é bem melhor que na maioria dos veículos elétricos.

Com tração traseira, não há dificuldades de motricidade e o Enyaq curva de forma composta e segura, mesmo não sendo carro para grandes aventuras. Porque o peso é elevado e as leis da física não são possíveis de dobrar. 

O que é que eu penso do Skoda Enyaq iV 80?

Honestamente? Penso que é o melhor Skoda dos últimos tempos sendo muito mais que um simples clone do VW ID.4. É agradável à vista, tem um interior mais espaçoso, é mais prático e tem um melhor comportamento. Para mim, o Skoda Enyaq iV é o mais interessante dos modelos feitos a partir da mesma base (VW ID.4 e Audi Q4 e-tron).

Até o interior menos minimalista e com o maior ecrã disponibilizado num automóvel do grupo VW, é mais agradável. Porém, a diferença de 6 mil euros entre este 80 e o 60 não se justifica. Os ganhos em autonomia e nas prestações são escassos perante uma diferença de preço tão grande. Ou seja, por menos de 50 mil euros, o Enyaq iV 60 é melhor escolha que este Enyaq iV 80 perto dos 55 mil euros. Sendo que o primeiro é a escolha certa para quem quer um modelo 100% elétrico de qualidade. 

Ficha técnica Motor: síncrono de íman permanente; Potência máxima (CV): 204; Binário máximo (Nm): 310; Transmissão: traseira com transmissão direta; Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente; Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson/Independente multibraços; Travões (fr/tr): Discos ventilados/tambores; Prestações e consumos Aceleração 0-100 km/h (s): 8,5; Velocidade máxima (km/h): 160; Consumos (kWh/100 km): 15,5; Dimensões e pesos Comp./Lar./Alt. (mm): 4649/1879/1616; Distância entre eixos (mm): 2765; Largura de vias (fr/tr mm): 1587/1566; Peso (kg): 2085; Capacidade da bagageira (l): 585/1710; Capacidade da Bateria (kWh): 82; Autonomia (km): 532; Pneus (fr/tr): 235/55 R20 e 255/50 R20; Preço da versão ensaiada (Euros): 54.640

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