
François Sicart é o Diretor Desportivo Monolugares FIA
19/05/2022François Sicart, como foi anunciado anteriormente, vai assumir o papel de Diretor Desportivo para Monolugares da FIA, cargo novo que surge como resposta à confusão que foi o GP do Abu Dhabi de 2021.
O francês é licenciado em gestão e esteve 10 anos ligado ao marketing da Renault. Juntou-se à Renault Sport em 2001 e foi um dos responsáveis pelo nascimento da World Series by Renault.

Tomou conta da competição até 2007, antes de sair e começar um périplo por algumas equipas. Chegoiu à OAK Racing nos LMP2 em 2007 onde se manteve até 2011. Em janeiro de 2012, entrou para a DAMS (equipa de Jean Paul Driot e René Arnoux)e só de lá saiu agora para assumir este novo cargo “inventado” pela FIA como resposta ao controverso GP do Abu Dhabi.
François Sicart esteve ligado na última década a títulos alcançados por vários pilotos. Davide Valsecchi ganhou a GP2 em 2012, Jolyon Palmer venceu em 2014. Já debaixo das novas regras F2, o destaque foi levar Nicholas Latifi ao segundo lugar em 2019, atrás de Nick de Vryes.
Kevin Magnussen venceu a Fórmula Renault 3.5 em 2013 com a DAMS e Carlos Sainz fez o mesmo em 2014, igualmente com a DAMS.
François Sicart também esteve com a eDAMS e fez parte do elenco que levou à vitória Sebastien Buemi em 2015 e 2016.
Adquirida pela Nissan Fórmula E Team, a eDAMS passou para as mãos de Tommaso Volpe, saindo Sicart direto para a FIA.
Uma das responsabilidades de François Sicart é estar entre o responsável pelos monolugares da FIA, Peter Bayer e os responsáveis da F1. Será responsável por lavrar e melhorar os regulamentos desportivos, bem como manter um olhar critico sobre a direção de corrida e os comissários. A sua influência estende-se à F2, F3 e F4.
Para o francês será a primeira vez que trabalha diretamente com a Fórmula 1. Embora tenha colaborado e trabalhado com diversos pilotos, entre eles, Sebastien Vettel e Robert Kubica.