Renault Scenic Vision é vislumbre do futuro SUV elétrico

Renault Scenic Vision é vislumbre do futuro SUV elétrico

19/05/2022 0 Por Autoblogue
2 0
Read Time:2 Minute, 40 Second

O Renault Scenic Vision oferece uma visão do que será o futuro do SUV da casa francesa e a futurista célula de combustível a hidrogénio.

Apresentado esta quinta-feira, o Renault Scenic Vision é um protótipo que oferece um vislumbre do futuro do modelo como SUV. Mas não só! Revela, também, uma unidade motriz 100% elétrica que combina pilha de combustível a hidrogénio e baterias de iões de lítio.

Renault Scenic Vision

Renault Scenic Vision preocupa-se com a sustentabilidade

Por outro lado, mostra o compromisso da Renault com a sustentabilidade, oferecendo, por exemplo, 70% dos materiais a serem reciclados.

O Renault Scenic Vision deverá ser lançado em 2024, seguindo-se à recente chegada ao mercado do Megane E-Tech Electric.

Para Luca de Meo, CEO do grupo Renault, “o Scenic Vision antecipa o que será o Scenic. Este é o futuro dos carros de produção em série da Renault!”

Dimensões generosas

Segundo diz a Renault, o Renault Scenic Vision tem um comprimento de 4490 mm e uma distância entre eixos de 2835 mm, tendo jantes de 21 polegadas. Rodas que deverão ficar para o modelo de série, pois, a moda nesta altura são as rodas grandes.

Por outro lado, o Scenic Vision está equipado com o motor elétrico da Renault com 160 kW que entrega a potência nas rodas traseiras. Está equipado com uma bateria de 40 kWh e uma célula de combustível alimentada a hidrogénio com 16 kW.

Simultaneamente, o sistema tem um pequeno depósito de hidrogénio na frente do carro.

Renault Scenic Vision

Scenic Vision com autonomia alargada

A Renault reclama uma autonomia de 800 km, sendo que o reabastecimento de hidrogénio não dura mais de cinco minutos. Sob o mesmo ponto de vista, o sistema híbrido elétrico/hidrogénio oferece uma redução de 75% na pegada de carbono face a um sistema 100% elétrico alimentado por bateria (BEV).

Analogamente, o sistema pode usar o chamado hidrogénio verde obtido de energias renováveis, seja solar ou eólica. A bateria será, deseja a Renault, duas vezes mais leve que a bateria de um modelo BEV.

Um interior futurista

O interior do Renault Scenic Vision tem como grande preocupação a acessibilidade. Por isso as portas abrem de forma generosa sem pilar B e com as portas traseiras com abertura antagonista. 

Por outro lado, os bancos da frente recuam, automaticamente, para facilitar o acesso e o acomodar dos ocupantes. O tabliê é mais fino graças à localização dos airbags, tipo casulo, nos bancos. Por isso, há 10 “widgets” configuráveis em ecrãs ao longo de todo o tabliê. Igualmente disponíveis estão câmaras que monitorizam os ocupantes para que os referidos ecrãs sejam orientados de forma a melhorar a ergonomia. O volante é um “yoke”, ou seja, semelhante a uma manche de avião.

Renault Scenic Vision tem um estilo inovador

À primeira vista, o estilo do Scenic Vision não é demasiado futurista ou ousado. Para a Renault, o design exterior “reflete a forma e o estilo de uma nova família de modelos que vão chegar ao mercado em 2024.” 

Rodas nos quatro cantos da carroçaria e uma longa distância entre eixos passam, a partir de 2024, a ser os destaques do estilo da Renault, uma silhueta que “expressa força e movimento”.

Happy
Happy
100 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %