
Toyota renovou Corolla com várias melhorias
02/06/2022A Toyota renovou o carro que já vendeu mais de 50 milhões de unidades desde 1966.
Doze gerações depois, o Corolla recebe atualização para manter o carro mais vendido no mundo a par dos rivais. Diz a Toyota que esta renovação prova a adaptabilidade do modelo e, sobretudo, a capacidade de manter-se a par dos tempos.
Em outras palavras, o Corolla recebe atualização de meio de ciclo com evolução, ligeira, do estilo exterior e interior. Já nas motorizações e na tecnologia, há alterações significativas.

Toyota renovou o exterior e o interior do Corolla
A casa japonesa oferece um Corolla para todas as necessidades, ou seja, versão de cinco portas, sedan com quatro portas e carrinha Touring Sports. No que toca ao estilo, as novidades são de detalhe.
Nesse sentido, o padrão da grelha dianteira está diferente, as molduras dos faróis de nevoeiro são novas e as jantes de liga leve também têm novo desenho. Os níveis de equipamento de topo exibem faróis bi-LED que recebem sistema adaptativo para os máximos.
Há três novas cores para o Corolla. Para a versão de cinco portas e carrinha, destaca-se o Azul Juniper, o cinzento Metallic serve para todas as carroçarias e para a versão de quatro portas, destaca-se o Midnight Teal.
No interior, os grafismos são mais modernos, os acabamentos melhoraram e há novos materiais. Há novas combinações de cores conhecidas como Dark e Light Harmony, dependendo da carroçaria. Ou seja, tons escuros e claros consoante a escolha dos consumidores e das ligações às três carroçarias disponíveis.




Corolla recebe quinta geração do sistema híbrido
O Toyota Corolla passa a contar com a quinta geração do sistema híbrido da casa japonesa. As versões com motores de 1.8 e 2.0 litros estão disponíveis, ambos com alterações no bloco térmico e na parte elétrica. Tudo para melhorar a experiência de condução, a performance e a utilização, oferecendo semelhante ou melhor desempenho em termos de emissões de CO2.
A Toyota redesenhou a unidade de controlo eletrónico e o motor elétrico e a bateria de iões de lítio é mais potente, mas mais pequena e leve. Contas feitas, são cerca de 18 kgs a menos consoante as versões.
Contas feitas, a unidade de potência com o bloco de 1.8 litros debita 140 CV, o que por si só reduz a aceleração 0-100 km/h em 1,7 segundos para os 9,2 segundos. As emissões de CO2 ficam na mesma com 102 gr/km.
Do mesmo modo, a unidade híbrida com o bloco térmico com 2.0 litros passa a debitar 196 CV e escova quase meio segundo no exercício de aceleração 0-100 km/h. Que passa a ser de 7,5 segundos. Há uma redução das emissões de CO2 de 3 gr/km para um valor final de 107 gr/km.





Toyota renovou a experiência de condução
A marca japonesa continua a melhorar a interação entre a caixa e-CVT e a unidade híbrida e no renovado Corolla, reclama novidades. A aceleração está mais linear e a calibração da caixa permite que a correspondência entre a aceleração e o movimento seja mais precisa. O ruído do motor em aceleração está menor pois o sistema reduz a velocidade do motor durante a aceleração.




Maiores alterações reservadas para o interior
O Corolla recebe um novo ecrã de 10,5 polegadas com melhor resolução, novos grafismos e uma utilização mais intuitiva. O sistema multimédia da Toyota é novo e possui capacidade de ser atualizado via internet.
O painel de instrumentos também foi melhorado com ecrã de 12,3 polegadas que pode ser personalizado com quatro modos diferentes: Casual, Smart, Sport e Tough.
Todos os carros oferecem quatro anos de acesso ao Toyoita SMart Connect ou à versão Connect+, estando sempre online e ligado à “nuvem” para a navegação, informações de trânsito em tempo real e diversa informação.
O sistema de reconhecimento de voz está mais desenvolvido e o utilizador por usar a aplicação MyT para destrancar o carro com o smartphone, programar a climatização do veículo, localizar o seu Corolla ou ligar os 4 piscas.

Toyota renovou o equipamento de segurança
O Corolla passa a estar equipado com o “Toyota TR-Mate” que combina a última geração do Topyota Safety Sense com novos equipamentos de segurança e ajuda ao estacionamento.
Destacamos o “Acceleration Suppression” que reage ao súbito incremento de pressão no acelerador quando segue o veículo a baixa velocidade, o sistema que evita a colisão quando se entra num cruzamento, redução da velocidade em curva e evitar a colisão lateral. Sendo que tudo é atualizado pela internet de forma permanente e durante toda a vida útil do modelo.
O T-Mate conta, ainda, com o “Safe Exit Assist”. Sistema que espoleta um aviso se deteta uma porta a ser aberta quando na mesma via está um veículo ou um ciclista vindo da parte traseira do carro. Passa a existir um aviso que exorta o condutor a verificar o banco traseiro para se certificar que não se esqueceu de nada.

Toyota Corolla GR Sport também disponível
Vendidas mais de 20 mil unidades, a manutenção do Corolla GR Sport era inevitável. Inspirado pela Toyota Gazoo Racing, o novo modelo está musculado, tem jantes de 18 polegadas, para choques específicos e um interior com bancos pretos e o logo GR nos encostos de cabeça. A nova gama do Toyota Corolla, em todas as suas variantes e versões, estará