
Ensaio Hyundai Kauai N: crossover com alma desportiva
08/06/2022O Hyundai Kauai N é uma doidice produzida pela divisão desportiva da Hyundai. Surpreendentemente faz todo o sentido e não deixando de exibir alguns compromissos, este Kauai N é um crossover com alma de desportivo. Parabéns à divisão N que fez um carro que surpreende pela sua capacidade.
- A Favor – Comportamento, modos de condução, diversão
- Contra – Conforto, consumos, peso
A qualidade do Kauai N não é surpresa depois de conhecer o excelente i30 N e o ainda mais extraordinário i20. Sendo que o espanto será maior porque este é um… SUV. Podem alguns gargalhar, com alguma razão, pois os SUV não são conhecidos por serem particularmente divertidos ou eficazes em termos de comportamento.




Qual é a base do Hyundai Kauai N?
Curiosamente, o Kauai quando surgiu mostrou-se um SUV competente. Não só porque tinha e tem um estilo agradável, é competente dentro das características do segmento e, sobretudo, é um SUV com um excelente comportamento.
E aqui há que dizer que o grupo Hyundai Kia gastou uma camioneta de dinheiro para roubar Albert Biermann à BMW M… e muito bem! O alemão não foi fazer a divisão N e brinquedos como i i30 e o i20 N, ou até este Kauai N, mas dar aos modelos do grupo sul coreano um comportamento seguro e eficaz. A BMW M perdeu, muito, e o grupo Hyundai Kia ganhou, muito!
A base do Kauai é excelente e então a versão 100% elétrica deixa-nos boquiabertos. Não só pelas qualidades ligadas à mobilidade elétrica (autonomia e agradabilidade de utilização), mas pelo comportamento.
É nesta altura que dizem que tenho de meter mais tabaco no quando a fumar. Afinal, que raio é que um carro como o Kauai N tem a ver com o Kauai Electric?! Olhando assim… nada. Um é poluente, divertido de conduzir e oferece doses maciças de adrenalina. O outro defende os ursos polares e faz de conta que emite zero tudo aquilo que faz mal. E, como sempre, o demónio está nos detalhes.
O primeiro não devia ser diabolizado, o segundo faz todo o sentido. O primeiro será o último SUV desportivo da divisão N com motor térmico. O segundo será o futuro modelo da divisão N com motorização 100% elétrica.




Então, como é que é o Kauai N?
Deixando de lado a tristeza que saber ser este o último Kauai N, o modelo alvo deste ensaio é uma… delícia.
Desde logo pela proeza de engenharia que foi enfiar dentro do Kauai a mecânica do i30. Não sei se foi de calçadeira ou não, mas a verdade é que o SUV é mais pequeno que o i30N e coube lá tudo. Até o sistema de tração e a transmissão.
Ou seja, o Kauai tem o mesmo bloco de 4 cilindros com 2.0 litros, com 280 CV e 392 Nm. Apesar de um Kauai pesar mais 50 quilogramas que um i30, nesta versão N o peso final fica nuns agradáveis 1510 quilogramas, encurtando a diferença entre os dois modelos para meros 15 quilos.
Contas feitas, o Kauai N chega dos 0-100 km/h em 5,5 segundos com uma velocidade máxima de 240 km/h.
Curiosamente, o Kauai N não tem caixa manual, apenas a unidade automática de dupla embraiagem com oito velocidades. Mas oferece uma série de modos de condução, entre eles alguns destinados a serem usados… fora de estrada. Como se alguém que compra um Kauai N fosse precisar de um modo de condução em areia, neve e descidas de estradões em terra com apenas tração às rodas da frente com belíssimas jantes de 19 polegadas…




Se não tem caixa manual, não deve ser grande coisa…
Nada disso! A caixa de dupla embraiagem é excelente e se for ler o ensaio do i30N, verá como rima muito bem com a mecânica. Como toda a mecânica do i30N está no Kauai N, a caixa rima muito bem com o objetivo. Suspeito, até, que o grupo de engenheiros que fez a caixa fê-la às escondidas dos homens do marketing que hoje só querem mecânicas poupadas e sensaboronas.
As passagens de caixa são velozes e de forma inteligente e tem uma coisa que adoro: deixa que seja eu a decidir quando devo desmultiplicar ou reduzir para alguma das oito marchas. As patilhas atrás do volante funcionam, realmente.

E podemos desligar as ajudas à condução?
Assim, de repente, o Kauai faz-me lembrar os BMW M de boa casta. Ao contrário da maioria dos SUV, no Kauai N podemos desligar, mesmo, o controlo de tração e de estabilidade. O travão de mão é, mesmo, um travão de mão e não uma pecinha de plástico que faz “whizzz” e bloqueia o carro. Mas há mais!
O chassis do Kauai foi trabalhado para oferecer um melhor comportamento. Há pontos de solda adicionais nos locais mais sensíveis como as torres de suspensão, ligação dos braços de suspensão, união das cavas das rodas e nas ilhargas traseiras.
E, curiosamente, o Kauai N tem jantes de 19 polegadas, mas a altura ao solo é a mesma de um Kauai normal. Porque a suspensão foi trabalhada para controlar os movimentos da carroçaria. Finalmente, dizer que o Kauai N cumpriu 489 voltas (!) ao Nurburgring…




Muito bem e então como é o interior?
No Kauai N é tudo digital ao contrário do i30N. O conta rotações tem lá as luzes que indicam que o motor vai ficando mais quente e mais disponível para fazer rotação. O “head up display” é simples no modo normal, quando passamos aos modos mais agudos, torna-se mais gráfico e meio “manga”.
Se rodarmos no modo mais dócil, o Kauai N liberta um sinal sonoro. O mesmo que avisa quando estamos em estradas geladas ou a pressão dos pneus desceu. Mas também indica que está a chegar uma zona com curvas e nos sugere qual o melhor modo para encarar essas mesmas curvas! Exatamente o mesmo que faz o i20N!
Se no i20N eu acho que é a voz do demónio que nos leva para maus caminhos, mas aceito, agora num SUV familiar que até tem ajuda à descida em declive?! (gargalhada)
Resta dizer que os bancos são excelentes, o espaço é o mesmo de um Kauai “normal” – exceto que como os bancos são tão grandes e envolventes, quem vem no banco traseiro não vê quase nada para diante.
Tudo o resto é de qualidade e semelhante a um Kauai convencional, com travão verdadeiramente de mão e um enorme botão para desligar o ESP. Lá está o Kauai N a puxar-nos para o lado negro da força! Há controlos físicos e outros escondidos no sistema de info entretenimento, uma mescla bem sucedida.

Vá e diga lá como é andar com o Kauai N?
Aqui tenho de dar os parabéns aos comandados de Albert Biermann. O Kauai N está num patamar que, talvez, só o Ford Puma ST pode igualar, sendo bem menos potente.
Ponhamos as coisas desta forma: o Hyundai Kauai N é um Hyundai i30N com distância entre eixos mais curta, onde vamos sentados mais acima e cujo centro de gravidade está no segundo andar.
Apesar de tudo isto, tem um comportamento delirante. Amordaçado com os sistemas de ajuda á condução ligados, assim que as luzes passam a verde no conta rotações e começamos a mexer nos modos de condução, liberta-se e… wow!
A caixa de dupla embraiagem é brilhante, o motor segue e o comportamento também. Se colocarmos no modo mais liberto e desligarmos o ESP, as travagens mais no limite e levantar o pé a meio da curva são assinaladas com um escorregar que não é descontrolado e nunca nos chega a verdadeiramente assustar. Depois está lá o diferencial autoblocante que nos permite “safar” de situações mais… comprometedoras. Sim, isto tudo num SUV!
Afinação de suspensão e chassis no lado duro
Obviamente que nem tudo podia rimar e estar certo. O carro é muito duro seja qual for o modo de condução. Depois, há modos a mais e personalização a mais. Por exemplo, na suspensão, o Sport + torna o Kauai N impossível, devendo optar pelo Normal. Este é apenas um exemplo. Porém, pode sempre confiar na câmara dianteira e deixar que o carro lhe enfie o diabo no corpo ao sugerir qual o modo N que deve usar para o percurso que se aproxima.
Qual é a minha configuração perfeita para o Kauai N? Suspensão no modo Normal, caixa de velocidades no modo manual Sport (use as patilhas e sorria com o sistema que simula o ponta tacão de forma tão perfeita que aprece que fomos nós que fizemos), diferencial autoblocante na posição mais desportiva, motor no modo mais desportivo (aí a carteira!) e o ESP desligado.
Só dizer que os consumos são um dos pontos mais fracos deste Hyundai Kauai N. Os 8,5 litros oficiais (194 gr/km de CO2) só mesmo se andarmos a “pastar”. O demónio que se esconde debaixo da carroçaria leva-nos a puxar pelos 280 CV e os consumos para lá dos 12 litros por cada centena de quilómetros.




O que é que eu penso deste Hyundai Kauai N?
Se voltar ao início, verá que está lá escrito que este Hyundai Kauai N é uma doidice. É um verdadeiro demónio que nos hipnotiza e leva para o lado mau da força, o lado dos desportivos que nos embriagam com adrenalina. Enfim, uma doidice que precisa de ser encarada da forma correta. Ainda por cima um sedento que emborca gasolina como o camelo bebe água e, para oferecer o excelente comportamento que tem, o acerto do carro é para o duro. Se conseguir viver com isto, o Kauai N é o melhor SUV desportivo que conheço e até o preço não é um abuso. É uma pena que não vá durar e que o próximo Kauai N seja 100% elétrico. Uma pena.
Ficha técnica – Motor: 4 cilindros com injeção direta e turbocompressor; Cilindrada (cc): 1998; Potência máxima (CV/rpm): 280/5200; Binário máximo (Nm/rpm): 392/2100; Transmissão: dianteira, caixa automática dupla embraiagem 8 velocidades; Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente; Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson/Independente multibraços; Travões (fr/tr): Discos ventilados; Prestações e consumos Aceleração 0-100 km/h (s): 5,5; Velocidade máxima (km/h): 240; Consumos (l/100 km): 8,5; Emissões CO2 (gr/km): 194; Dimensões e pesos
Comp./Lar./Alt. (mm): 4215/1800/1565; Distância entre eixos (mm): 2600; Largura de vias (fr/tr mm): 1579/1575; Peso (kg): 1510; Capacidade da bagageira (l): 361/1143; Deposito de combustível (l): 50; Pneus (fr/tr): 235/40 R19; Preço (Euros): 45.300