Volvo junta-se à Stellantis e abandona ACEA

Volvo junta-se à Stellantis e abandona ACEA

08/07/2022 0 Por Autoblogue
0 0
Read Time:1 Minute, 50 Second

A Volvo junta-se à Stellantis no abandono da ACEA, a associação europeia de construtores automóveis.

O anúncio foi feito numa altura em que a ACEA falhou o seu trabalho de “lobby” no sentido de fazer recuar a intenção da União Europeia em acabar com os automóveis com motor de combustão interna.

A Volvo junta-se, assim, à Stellantis que já tinha anunciado a sua saída da ACEA no final do ano.

Volvo junta-se à Stellantis

A casa sueca propriedade da Geely quer ser 100% elétrica em 2030. Ou seja, a Volvo sai da ACEA por razões não totalmente iguais às da Stellantis. Para os suecos a estratégia de sustentabilidade da ACEA não está alinhada com a Volvo e a forma como estão a trabalhar para a transição energética. “Por isso, agradecemos que será melhor seguirmos um caminho diferente a partir de agora.”

Esta rutura estava escrita nas estrelas, depois da Volvo ter tido reações muito diferentes aos esforços da União Europeia em promover o corte de 100% das emissões em 2035. A ACEA mostrou preocupação pelo facto de o Parlamento Europeu ter rechaçado as tentativas de adiar a proposta da União Europeia em acabar com os motores de combustão interna a partir de 2035.

A Volvo, na companhia da Ford, apoiou o plano da União Europeia, em clara rota de colisão com a ACEA, alguns construtores e alguns países, entre eles Portugal. Que queriam adiar por mais quatro anos o limite. O máximo que a ACEA conseguiu foi oferecer aos construtores que produzem menos de 10 mil unidades mais seis anos (2041) para acabar com os motores de combustão interna.

Aguardaremos os próximos desenvolvimentos que podem dar origem a uma nova associação que defenda a transição energética em 2030. No comunicado que anuncia a saída da ACEA, fica bem clara essa possibilidade. 

“Acreditamos que cabe a todos nós enfrentarmos o desafio. Temos um dos planos mais ambiciosos do sector, mas não podemos realizar o transporte com zero emissões por nós próprios”, disse a Volvo. “Instamos os nossos pares a deixarem a sua marca. Quem o fizer, encontrará um forte aliado na Volvo. Estamos ansiosos por trabalhar com parceiros para enfrentar as alterações climáticas para um amanhã mais seguro”.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %