
Mitsubishi ASX renovado tem por base o Renault Captur
21/09/2022O Mitsubishi ASX é o primeiro dos dois modelos que a casa japonesa vai lançar em 2023 que prolongam a sua presença no mercado europeu. O ASX tem como base o Renault Captur enquanto o novo Colt terá com o base o Clio. C hega ao mercado em março de 2023.
O novo ASX (acrónimo de “Active Sports X-over”) vem substituir a geração anterior, cujas vendas atingiram mais de 380 mil unidades na Europa.

Mitsubishi ASX é um Renault Captur
Desenvolvido especificamente para o mercado europeu, o novo ASX tem como base a plataforma CMF-B (de “Common Module Family”), desenvolvida pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Esta plataforma destaca-se pela versatilidade de aplicação de diferentes sistemas propulsores, nomeadamente híbrida plug-in (Plug-in Hybrid Electric Vehicle, PHEV), 100% híbrida (Hybrid Electric Vehicle, HEV) ou semi-híbrida (Mild Hybrid). Leia-se, é igual ao Renault Captur.
“O crescimento do segmento SUV e a eletrificação são as tendências dominantes do mercado europeu atual, cenário que irá manter-se. Enquanto SUV eletrificado, com um pacote de tecnologia e de informação e entretenimento completo e avançado, o novo ASX apresenta fortes argumentos para obter sucesso neste mercado”, refere o CEO da Mitsubishi Motors Europe, Frank Krol.

Estilo “Dynamic Shield”
A secção dianteira do novo ASX foi desenhada segundo o conceito “Dynamic Shield”, característico dos modelos da Mitsubishi. Aqui muito limitado devido às formas do Captur.
O logótipo com a designação ASX e o lettering centrado “Mitsubishi” são as únicas diferenças face ao Captur.
À data do lançamento estarão disponíveis seis cores da carroçaria, que podem ser conjugadas com um tejadilho em preto nas versões de equipamento mais elevadas.
Mitsubishi ASX: mais versatilidade
Equipado com a mais recente tecnologia de informação e entretenimento, o habitáculo do novo ASX oferece espaço e uma bagageira com 332 litros (norma VDA) que pode ser aumentada em 69 litros quando o banco traseiro deslizante é colocado na sua posição mais avançada.

Muita tecnologia
Graças ao sistema de funcionamento sem chave, equipamento de série em todas as versões excetuando nas de entrada, não é necessário utilizar as mãos para entrar no novo ASX. Quando o condutor se aproxima até cerca de 1 metro do veículo, o sistema deteta o cartão Mãos Livres e destranca automaticamente as portas. Da mesma forma, à saída do veículo (logo que o cartão Mãos Livres ultrapassa o raio de 1 metro em redor do veículo e deixa de ser detetado), o sistema efetua a trancamento automático.
Mitsubishi ASX oferece conforto
As entradas e saídas do novo ASX são facilitadas pela linha de cintura elevada que os proprietários dos SUV tanto apreciam. No interior, estão disponíveis revestimentos em couro e tecido, consoante a versão. O sistema de ar condicionado permite manter uma temperatura agradável durante todo o ano, enquanto o aquecimento dos bancos e do volante asseguram o máximo conforto nos meses de inverno (consoante as versões).
Informação e entretenimento
O sistema de áudio com ligação a smartphone (Smartphone Link Display Audio, SDA), instalado em posição central, atua como principal meio de ligação entre o condutor e os sistemas de assistência à condução e de informação e entretenimento. Através dos ecrãs de 7 ou de 9,3 polegadas, as aplicações Apple CarPlay® e Android Auto™ permitem a replicação sem fios das funcionalidades do smartphone, integrando o equipamento de série. As versões de equipamento superiores incluem também o sistema áudio BOSE® Premium.
Nas versões HEV e PHEV com caixa automática e níveis de equipamento mais elevados, o ASX inclui o sistema MI-PILOT (Mitsubishi Intelligent – PILOT), que combina o Cruise Control Adaptativo com a Assistência à Centragem na Faixa de Rodagem.
Dependendo do Modo de Condução selecionado através do sistema Multi-Sense, o Controlo Dinâmico do Chassis deteta as situações de curva e, se necessário, trava cada uma das rodas individualmente, para ajudar a cumprir a trajetória e a curvar com mais confiança.

Mitsubishi ASX com várias motorizações
O ASX de nova geração está disponível com diversas opções de motorização. A base está assegurada pelo bloco 1.0L MPI-T três cilindros a gasolina, que estará disponível com uma caixa manual de 6 velocidades.
Depois, segue-se o 1.3L DI-T (semi-híbrido) com hibridização suave E-Tech. Este incorpora um gerador de arranque por correia, em combinação com uma bateria de iões de lítio de 12 V, o que lhe permite recuperar energia quer durante a desaceleração, quer durante a travagem, além de oferecer assistência elétrica ao motor. Com esta motorização, estão disponíveis uma caixa manual de 6 velocidades ou uma caixa automática de 7 velocidades e dupla embraiagem (7DCT).
Os modelos 100% híbridos recorrem à mesma tecnologia da Renault. O ASX será o primeiro modelo da Mitsubishi na Europa com um grupo propulsor 100% híbrido (HEV), conjugando um motor de 1.6 litros a gasolina com dois motores elétricos e uma caixa de velocidades automática multimodo.
O topo de gama do ASX será a versão híbrida plug-in (PHEV), que conjuga um motor de 1.6 litros a gasolina com dois motores elétricos e uma bateria de 10,5 kWh, uma configuração que apenas a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi oferece no segmento B-SUV.