
Mercedes renova Classe A
13/10/2022A Mercedes renova Classe A e já o apresentou à imprensa. Aqui ficam todos os detalhes do remodelado modelo.
O estilo exterior atualizado do novo Classe A surge com uma nova frente progressiva, dominada pelo capô aerodinâmico com dois “powerdomes” e pelo formato em ‘nariz de tubarão’. A grelha do radiador tem um novo design com padrão de estrela Mercedes-Benz e os faróis planos, disponíveis, como opção, na variante de LED. Nada de muito diferente.

Agora há a possibilidade de escolha entre quatro modelos de jantes adicionais até 19 polegadas, incluindo jantes de liga leve multiraio em preto brilhante e com aro brilhante para versão AMG. O novo difusor traseiro e os farolins traseiros LED de série asseguram uma aparência musculada.

Mercedes renova Classe A no interior
O destaque no interior vai para o ecrã duplo independente de série, constituído por um ecrã de 7 polegadas e um ecrã de 10.25 polegadas ao centro. Estão disponíveis como opção dois ecrãs de 10.25 polegadas.
As três saídas de ventilação redondas em forma de turbina, tão características da Mercedes‑Benz, são uma homenagem ao mundo da aviação. O volante aperfeiçoado da atual geração de volantes, com revestimento em pele napa de série, é compacto e combina com a tecnologia e o novo desenho da consola central.
No interior do novo Classe A, tudo gira à volta do condutor, pois, mesmo na versão base os bancos conforto poderão combinar com o novo revestimento Artico tridimensional.
A versão Progressive, disponibiliza três cores de estofos: o preto, o bege e a nova cor cinzento sage. Um novo revestimento com visual de fibra de carbono escura melhora ainda mais o visual do painel de instrumentos e das portas. A versão AMG foi concebida para acrescentar desportividade e inclui revestimento em alumínio escovado brilhante e pesponto contrastante vermelho nos bancos com estofos Artico/Microcut.
O Classe A recorre à utilização de materiais reciclados. Os bancos de conforto integram tecido na secção central que são fabricados em material 100 por centro reciclado. No caso dos bancos Artico/Microcut, esta proporção é de 65 por cento nas superfícies de revestimento do banco e de 85 por centro no material debaixo do mesmo.




Mais equipamento
O novo Classe A inclui uma grande variedade de equipamentos, por exemplo, uma câmara de marcha-atrás, o pack USB ou o volante revestido em pele napa. A partir da versão Progressive, os clientes também podem contar com faróis LED, bancos com apoio lombar, Pack Parking e Pack Espelhos como equipamento de série.
Em geral, a Mercedes simplificou a lógica dos pacotes de equipamento por forma a reduzir a complexidade da seleção das muitas opções individuais. Os equipamentos que são frequentemente selecionados em conjunto são agora agrupados em packs de equipamento com base nas preferências do cliente.
No que diz respeito às opções de design como a pintura, os estofos, o revestimento e as jantes, os clientes continuam a poder configurar os seus veículos individualmente tal como anteriormente.

Mercedes Classe A, mais digital…
Nesta remodelação, o hardware e o software foram alvo de um importante avanço tecnológico: a última geração do MBUX é intuitiva e tem capacidade de aprendizagem. O ecrã do condutor e o ecrã central criam uma experiência completa, proporcionam imagens de grande beleza e podem ser personalizados conforme desejado com o auxílio dos estilos de exibição recém-concebidos (Classic com toda a informação importante para o condutor, Sporty com o conta-rotações dinâmico, Discreet com redução da quantidade de conteúdos apresentados), três modos (Navigation, Assistance, Service) e sete mundos de cores.
O ecrã central oferece todas as funções anteriores como navegação, multimédia, telefone, veículo etc. e pode ser operado direta e comodamente como um ecrã tátil.
O sistema de telemática foi revisto com um novo design e desempenho melhorado. Outra nova funcionalidade é a integração de um sensor de impressão digital (disponibilidade prevista a partir do primeiro trimestre de 2023) para a identificação e autorização do condutor.
Naturalmente é possível ligar smartphones ao sistema através da Apple Carplay ou da Android Auto com funcionalidade sem fios. Além disso, foi adicionada uma porta de carregamento USB-C adicional para uma maior versatilidade de soluções de conectividade e a potência de carregamento foi novamente aumentada.





… Classe A mais inteligente
Com a ativação dos serviços online na app Mercedes me, o assistente de voz “Olá Mercedes” no novo Classe A tem agora uma maior capacidade de diálogo e de aprendizagem. Por exemplo, certas ações também podem ser acionadas sem o termo de ativação “Olá Mercedes”. O assistente de voz MBUX também pode explicar as funções do veículo e fornece apoio quando pretende ligar o seu smartphone através da rede Bluetooth ou procurar o kit de primeiros-socorros.
Inicialmente disponível exclusivamente na Alemanha, a nova orientação de itinerário por áudio “Tourguide”, que é parte integrante do “Assistente de Voz do MBUX” dos serviços Mercedes me connect, acrescenta uma funcionalidade emocionante às anteriores funções de informação do percurso. Em resposta a um comando de voz “Olá Mercedes, inicia a Tourguide”, o sistema de informação e de entretenimento MBUX lê a extensa informação sobre os locais de interesse ao longo do percurso e reage a aproximadamente 3400 sinais de informação turística de cor castanho nas autoestradas da Alemanha, entre outros.
Mais seguro
O novo Classe A também foi atualizado em termos de sistemas de assistência. Com a atualização do pack Assistência à Condução, por exemplo, o controlo do Assistente de Faixa de Rodagem é muito mais confortável através da utilização do Controlo Ativo da Direção. A próxima geração do Pack Parking fornece assistência em estacionamento longitudinal e oferece, entre outros, uma vista de 360 graus durante o estacionamento assistido por câmara, utilizando imagens a três dimensões.
Novas motorizações
A gama de motores a gasolina foi totalmente eletrificada e inclui unidades de quatro cilindros com caixa automática DCT de 7 ou 8 velocidades de série. As versões híbridas parciais estão equipadas com um sistema elétrico adicional de 48 V que acrescenta agilidade ao modelo durante o arranque, com uma potência adicional de 10 kW.
O novo motor de arranque/alternador acionado por correia melhora notoriamente o conforto e a experiência de condução do novo Classe A. Durante o arranque, por exemplo, o motor de arranque/alternador assegura um arranque mais silencioso e com menos vibração do que os motores de arranque convencionais. Além disso, permite circular em roda livre a uma velocidade constante com o motor de combustão desligado.
Durante as manobras de travagem e de desaceleração, o motor de arranque/alternador recupera energia e desta forma alimenta o sistema elétrico de bordo de 12 V e a bateria de 48 V. Desta forma, a energia gerada pode ser utilizada durante as manobras de aceleração para apoiar o motor de combustão. Através da avaliação diferenciada das várias fases de condução, a função ECO Score 3.0 recém-introduzida em alguns motores, também motiva o condutor a adotar uma condução mais económica.
Mercedes Classe A com novas versões híbridas Plug In
O novo Classe A tem as novas cadeias cinemáticas híbridas plug-in (Mercedes-Benz A 250 e Compacto: consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP) 1.1-0.8 l/100 km, consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado (WLTP) 17.0‑15.0 kWh/100km, emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas (WLTP) 25‑18g/km; Mercedes-Benz A 250 e Limousine: consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP) 1.0‑0.8 l/100 km, consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado (WLTP) 16.7‑14.8 kWh/100km, emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas (WLTP) 24‑17 g/km).
A bateria de alta tensão foi novamente aperfeiçoada por forma a que a maior capacidade de armazenamento de energia útil permita um aumento da autonomia elétrica.
A potência do motor elétrico foi aumentada em 5 kW e agora atinge os 80 kW. No que diz respeito ao carregamento, continuam disponíveis três opções: além da potência de 3.7 kW de série, a bateria aperfeiçoada pode agora também ser carregada com corrente alternada com uma potência de até 11 kW, ao invés dos 7.4 kW do modelo antecessor.
O novo Classe A também continua a disponibilizar a opção de carregar a bateria com corrente contínua e com uma potência de até 22 kW. Um carregamento com corrente contínua desde o estado de carga de 10 até 80 % demora cerca de 25 minutos.
Resumo dos dados técnicos dos motores do Mercedes Classe A
A 250 e Limousine compacta | A 250 e Limousine | ||
Cilindrada | cc | 1332 | 1332 |
Potência do motor a gasolina | kW/CV | 120/163 | 120/163 |
Às | rpm | 5500 | 5500 |
Binário máximo | Nm | 270 | 270 |
Potência do motor elétrico | kW/CV | 80/109 | 80/109 |
Binário do motor elétrico | Nm | 300 | 300 |
Potência do sistema | kW/CV | 160/218 | 160/218 |
Binário do sistema | Nm | 450 | 450 |
Capacidade máxima da bateria | kWh | 15,6 | 15,6 |
Consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado (WLTP)2 | l/100 km | 1,1 – 0,8 | 1,0 – 0,8 |
Emissões de CO2 em ciclo combinado, ponderadas (WLTP) | g/km | 25,0 – 18,0 | 24,0 – 17,0 |
Consumo de energia elétrica em ciclo combinado, ponderado (WLTP) | kWh/100 km | 17,0 – 15,0 | 16,7 – 14,8 |
Autonomia em modo totalmente elétrico (EAER combinado) (WLTP) | km | 70,0 – 81,0 | 72,0 – 82,0 |
Aceleração 0-100 km/h | s | 7,4 | 7,5 |
Velocidade máxima | km/h | 225 | 230 |
A 200 Limousine compacta | ||
Cilindrada | cc | 1332 |
Potência máxima | kW/CV | 120/163 |
Às | rpm | 5500 |
Potência suplementar | kW/CV | 10/14 |
Binário máximo | Nm | 270 |
Consumo de combustível em ciclo combinado (WLTP)2 | l/100 km | 6,4 – 5,8 |
Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP) | g/km | 145,0 – 133,0 |
Aceleração 0-100 km/h | s | 8,2 |
Velocidade máxima | km/h | 225 |
A 180 d Limousine compacta | A 200 d Limousine compacta | ||
Cilindrada | cc | 1950 | 1950 |
Potência máxima | kW/CV | 85/116 | 110/150 |
Às | rpm | 3,400 | 3,400 |
Binário máximo | Nm | 280 | 320 |
Consumo de combustível em ciclo combinado (WLTP)[1] | l/100 km | 5,5 – 5,0 | 5,4 – 4,9 |
Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP) | g/km | 145,0 – 132,0 | 143,0 – 128,0 |
Aceleração 0-100 km/h | s | 9,7 | 8,3 |
Velocidade máxima | km/h | 202 | 220 |
A 200 Limousine | ||
Cilindrada | cc | 1332 |
Potência máxima | kW/CV | 120/163 |
às | rpm | 5500 |
Potência suplementar | kW/CV | 10/14 |
Binário máximo | Nm | 270 |
Consumo de combustível em ciclo combinado (WLTP)2 | l/100 km | 6,3 – 5,7 |
Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP) | g/km | 143,0 – 130,0 |
Aceleração 0-100 km/h | s | 8,3 |
Velocidade máxima | km/h | 230 |
A 180 d Limousine | A 200 d Limousine | ||
Cilindrada | cc | 1950 | 1950 |
Potência máxima | kW/CV | 85/116 | 110/150 |
às | rpm | 3,400 | 3,400 |
Binário máximo | Nm | 280 | 320 |
Consumo de combustível em ciclo combinado (WLTP)2 | l/100 km | 5,5 – 5,0 | 5,4 – 4,8 |
Emissões de CO2 em ciclo combinado (WLTP)2 | g/km | 143,0 – 130,0 | 141,0 – 127,0 |
Aceleração 0-100 km/h | s | 9,9 | 8,4 |
Velocidade máxima | km/h | 206 | 227 |