Sabe quais são os 6 países com menos de 1 carregador por 100 km?

Sabe quais são os 6 países com menos de 1 carregador por 100 km?

13/10/2022 0 Por Jose Manuel Costa
0 0
Read Time:2 Minute, 48 Second

Sabe quais são os 6 países que têm menos de 1 carregador por 100 km? O AUTOBLOGUE revela tudo!

Eletrificação é palavra-chave dos últimos anos e os progressos nas vendas deixam evidente que a mobilidade elétrica está a acelerar. Porém, quem não tem o pé no acelerador é a infraestrutura de carregamento cuja dinâmica é inferior e continua a correr atrás do mercado.

Sabe que há

Sabe quais são as dificuldades da mobilidade elétrica?

Por isso mesmo, a ACEA (Associação dos Construtores Europeus de Automóveis) veio a terreiro apontar o dedo aos governos pela falta de pontos de carregamento e ainda mais a falta de carregamento rápido.

Os dados oferecidos pela ACEA deixam à vista a estratégia errada dos Governos que, correndo para os braços da mobilidade elétrica, olvidaram a necessidade de uma estrutura de carregamento. Ou seja, como sempre, começaram o edifício da mobilidade elétrica pelo telhado e não pela estrutura.

“Se queremos convencer os cidadãos de toda a Europa a mudar para a mobilidade elétrica na próxima década, o carregamento dos modelos elétricos terá de ser tão fácil e rápido como abastecer um carro convencional!” Palavras de Sigrid de Vries, diretor geral da ACEA. Por isso, este responsável da ACEA insiste com os líderes europeus para serem muito ambiciosos no texto do AFIR (Regulamentação das Infraestruturas Alternativas aos Combustíveis Fósseis) forçando à instalação de uma alargada rede europeia de carregamento e incremento da velocidade de carregamento instalada.

Sabe que há

Sabe que há seis países com menos de 1 carregador por 100 km?

Não há número suficiente de pontos de carregamento e, pior que isso, a esmagadora maioria não tem carregamento rápido suficiente.

Segundo a ACEA, há seis países da União Europeia que não têm 1 carregador por cada 100 km de estradas e 17 que têm menos de cinco carregadores por cada centena de quilómetros de via. Enfim, apenas 10 países da União Europeia têm mais de 10 carregadores por cada 100 km de pavimento rodoviário. E quem são eles?

Lituânia, Grécia, Chipre, Estónia, Polónia e Letónia. Portugal tem 24,9 postos por cada 100 km de vias rodoviárias (1 a cada 4 km) e estamos entre os cinco países com melhor infraestrutura de carregamento, em companhia dos Países Baixos (64,3 carregadores por 100 km), Luxemburgo (57,9), Alemanha (25,8) e Suécia (12,2).

Assimetrias na União Europeia em termos de carregamento

Finalmente, há uma enorme assimetria entre os melhores e os piores: os Países Baixos têm 1 carregador a cada 1,5 km de via, a Polónia (que é 8 vezes maior que os Países Baixos) tem 1 carregador a cada… 150 km!

Por outro lado, há uma grave dificuldade na rede de carregamento europeu: a velocidade de carga. Os carregadores rápidos – considerado como tal desde que tenha 22 kW ou mais de capacidade – são uma fração ínfima da rede de carregamento. Segundo a ACEA, apenas 1 em cada 7 carregadores disponíveis na União Europeia é rápido. Todos os outros têm menos de 22 kW de capacidade e não carregam os veículos a velocidade aceitáveis.

Ou seja, ainda há muito a fazer e a ACEA, a uma semana da discussão do Parlamento Europeu do AFIR, reforça a necessidade de estabelecer objetivos mais ambiciosos na instalação de mais postos de carga e, sobretudo, oferecer muito mais velocidade de carga. Só assim se pode seduzir os consumidores para a mobilidade elétrica.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %