
Será possível um F1 andar de… cabeça para baixo?
18/10/2022Será possível um F1 andar de cabeça para baixo? Esta pergunta é feita há anos e a resposta habitualmente é… nim! Mas, afinal, é possível ou não um Fórmula 1 com efeito de solo andar de pernas para o ar?
Podemos dizer que… sim! é possível andar com um Fórmula 1 num teto! Como é isso possível?
Qualquer engenheiro lhe dirá que isso será possível desde que sejam cumpridas algumas condições. Vamos lá saber quais!

Será possível um F1 andar de cabeça para baixo? Aerodinâmica determinante
Para ser possível um veículo andar de pernas para o ar é necessário igualar o valor da massa ao valor da força descendente (“downforce”).
Ora a massa de um Fórmula 1 é de 800 quilogramas. Sabendo que um Fórmula 1 gera 200 quilogramas lançado a 100 km/h, qual é a velocidade necessária para andar com um carro de Fórmula 1 no teto de um túnel?
Se pensou 400 km/h, errou! Porque há um detalhe que temos de levar em linha de conta: quando a velocidade duplica, a força descendente aerodinâmica quadruplica. Ou seja, a 200 km/h um F1 gera 800 kgs de força descendente.
Se pensa que 200 km/h é a velocidade necessária para andar de cabeça para baixo… errou de novo!
A esta velocidade, é produzido muito arrasto. Ora, o arrasto desacelera o monolugar, logo a força descendente é menor. Além disso, os pneus deixam de ter aderência, logo não têm tração e não é possível imprimir mais velocidade. E o carro acabaria por cair!
É preciso mais velocidade
Força aerodinâmica igual à massa
Portanto, é preciso mais alguma velocidade para contrariar o arrasto e recuperar a aderência dos pneus e a tração. Vamos poupar-lhe a maçada das contas de matemática e após muitos cálculos chegamos ao valor mágico: 223 km/h!
Ou seja, num túnel suficientemente longo, seria possível um Fórmula 1 lançado a 223 km/h andar no teto. Portanto, a resposta é SIM, um monolugar de F1 pode andar de cabeça para baixo! Desde que consiga chegar aos 223 km/h…