
Spectre é o primeiro Rolls Royce 100% elétrico
18/10/2022Spectre é o primeiro Rolls Royce elétrico e promete ser o modelo mais aerodinâmico da centenária marca de luxo até hoje.
Ao falar do Spectre, a casa britânica detida pelo grupo BMW, destaca dois detalhes: ser este o automóvel mais aerodinâmico que produziu até hoje e um veículo que rima de forma perfeita com aquilo que é a essência da Rolls Royce.




Spectre estará à venda em 2023
Revelado no Salão de Paris, o Rolls Royce Spectre estará à venda dentro em breve com as primeiras entregas a serem feitas no final de 2023. Com claras semelhanças com o Wraith, coupé com motor de combustão interna, o Spectre é encarado como “o começo de ousado novo capítulo para a nossa marca, para os nossos extraordinários clientes e para a indústria do luxo. Por estas razões, acredito” sublinhou Torsten Muller-Otvos, CEO da Rolls Royce, “acredito que o Spectre é o produto mais perfeito que a Rolls Royce produziu até hoje.”

“Não há cheiro nem vibração”
Existem momentos que ficam marcados para sempre e o lançamento do Spectre está, claramente, abençoado pelo fundador da marca, Charles Stewart Rolls. Em 1900 ele disse isto quando a marca que criou experimentava a inovação elétrica. “O carro elétrico é perfeito sem ruídos e limpo. Não há cheiro nem vibração. Será, certamente, muito útil quando for possível ter estações de carregamento.” Impressionante!
Na época, Charles Rolls adquiriu um veículo elétrico chamado “The Columbia Electric Carriage” que ele entendeu ser um sucesso por ser limpo, sem ruído e uma boa alternativa ao motor de combustão. Faltava a estrutura de carregamento.
Passados mais de 120 anos, os responsáveis da marca recuperam a profecia de Charles Rolls com o Spectre.




Rolls Royce bateu Ferrari, Bentley e Aston Martin
A casa britânica propriedade do grupo BMW é a primeira marca de topo a lançar um veículo elétrico. Batendo Ferrari, Bentley e Aston Martin, por exemplo. Para a Rolls Royce, o Spectre encaixa na missão da marca de construir carros rápidos, silenciosos e luxuosos.
Para o CEO da marca, o Spectre “é, em primeiro lugar, um automóvel, depois um carro elétrico.” O modelo estará encaixado entre o Cullinan (SUV) e o Phatom o que irá atirar o preço para lá dos 400 mil euros.
Os dados revelados são escassos. Mas graças à aerodinâmica e a uma bateria que terá um peso de 700 kgs – ou seja, deverá ter mais de 100 kWh, embora a RR não tenha revelado esse dado – a autonomia será de 520 km.
Contas feitas, com 5453 mm de comprimento e a bateria integrada no chassis, o Spectre pesa 2975 kgs. A localização da bateria permite aumentar a rigidez do veículo em 30%. O motor deverá debitar 576 CV e a aceleração 0-100 km/h será feita emn 4,5 segundos.




Spectre no lugar do Wraith
O novo modelo vem ocupar o lugar deixado vago pelo fim da produção do Wraith. Utiliza a mesma arquitetura em alumínio que a marca desenvolveu para acolher a eletrificação.
As semelhanças são muitas. Mas para diferenciar o RR elétrico do RR V12, a grelha “Pantheon” foi alongada, o “Spirit of Ecstasy” foi levado ao túnel de vento, os faróis são novos e há 22 LED na grelha.
As portas abrem ao contrário do sentido da marcha. Dão acesso a um habitáculo luxuoso onde estão embebidos milhares de pequenos LED nas portas, no tejadilho, na consola central e painel de instrumentos. As opções são infinitas!
Por outro lado, o Spectre inaugura uma nova arquitetura digital chamada Spirit. Que oferece uma nova aplicação para que o proprietário possa estar ligado ao veículo através do smartphone. A aplicação chama-se Whispers e dá acesso a uma multidão de alterações e configurações. Poderá receber informações de especialistas em luxo inteligente…