
Audi compra Sauber para 2026
26/10/2022Audi compra Sauber e confirma que não vai surgir na Fórmula 1 como mero fornecedor de motores a partir de 2026.
A compra da estrutura da Sauber era algo que se falava há algum tempo e parte importante no puzzle da entrada na Fórmula 1 da Audi. Sabia-se que a casa de Ingolstadt desejava entrar de forma plena e com o recuo da Porsche, era inevitável o desfecho ora conhecido.
Para ter uma equipa Audi Sport na Fórmula 1, a casa alemã tinha dois caminhos: criar a infraestrutura de raiz (com os custos e o tempo necessário a serem absurdos) ou adquirir uma estrutura disponível para isso.
A Sauber estava ali à mão de semear e depois de já ter sido muitas coisas, inclusive BMW, a empresa fundada por Peter Sauber passa para as mãos da Audi em 2026.

Audi compra Sauber para 2026
Foi no Grande Prémio da Bélgica que o segredo de Polichinelo foi revelado com pompa e circunstância e um enorme sorriso na face de Markus Duesmann, o CEO da Audi.
Que, curiosamente, já foi responsável da divisão de desenvolvimento de motores da Mercedes High Performance Engine, em Brackley, e em Munique, da divisão “Powertrain Formula One”… da BMW Sauber F1 Team (substituindo Heinz Paschen).
A Audi iria entrar na Fórmula 1 a partir de 2026 como fornecedora de motores. O segundo ato desta aventura da casa alemã na F1 aconteceu hoje ao anunciar que a Sauber passará a ser Audi a partir de 2026.
Poder-se-ia pensar que estamos perante uma simples parceria tecnológica entre duas entidades diferentes. Não é isso que sucede, pois, a Audi vai comprar 75% do capital da Sauber Racing em tranches de 25%. Não foi confirmado a nível oficial – apenas que a Audi tem intenção de entrar no capital da Sauber – mas várias fontes bem informadas dizem que será isso que vai acontecer.
Certo é que a partir de 2026 a Sauber Racing passa a ser Audi Sport F1. No final de 2023, a equipa de Hinwill vai deixar a pele Alfa Romeo. Para em 2024 e 2025 desconhece-se qual será a denominação da equipa, se regressar ao nome Sauber Racing ou terá outra denominação.

O que pode a Audi fazer melhor que a BMW
Curiosamente, esta situação não é caso virgem para a Sauber. Entre 2006 e 2009, a equipa estava debaixo do controlo da BMW Motorsport de Mario Theissen.
Da mesma forma, houve um massivo investimento num casamento que gerou, apenas, uma vitória de Robert Kubica no GP do Canadá 2008. A crise financeira mundial apenas acelerou o divórcio.
A Audi espera que o teto orçamental se mantenha – uma das suas condições para entrar nesta viagem, embora muitos duvidem que ele se mantenha a breve prazo – e nivele a competitividade (inocentes!). Outra ideia forte da Audi reside na evolução da Sauber nos dois últimos anos: em 2021 foram 9ºs, este ano estão no 6º lugar.
Por outro lado, a Audi conta com as instalações topo de gama da Sauber, com Oliver Hoffmann, o responsável técnico da Audi Sport a dizer que “estamos convencidos que, juntos, vamos formar uma equipa forte.”

Já o ainda patrão da Sauber Racing, o sueco Finn Rausing, saiu da sombra onde habitualmente está refugiado para dizer que “é evidente que as duas empresas partilham os mesmos valores e a mesma visão, pelo que a Audi é o melhor parceiro para a Sauber Racing.”
Para Frederic Vasseur, o patrão da Sauber, “este é um passo importante para a nossa equipa no caminho para chegar ao topo da grelha de partida. Passar a ser a equipa oficial da Audi é não só uma honra como uma enorme responsabilidade. É a melhor opção para o futuro e estamos firmemente convencidos que podemos ajudar a Audi a alcançar os seus objetivos na sua passagem pela F1.”

A escolha da Audi não foi inocente! A utilização do túnel de vento da Sauber é uma realidade há vários anos e serviu para desenvolver os carros de Le Mans e os Classe 1 utilizados no DTM. Veremos se a Audi consegue fazer melhor do que fez a BMW.

Audi Sport F1 é projeto em movimento desde março
A equipa Audi Sport F1 só irá surgir em 2026, mas a máquina está em andamento desde março deste ano, hora da luz verde da administração do grupo VW.
A “Audi Formula Racing GmbH”, localizada em Neuburg an der Donau já tem 120 colaboradores a tempo inteiro que trabalham no novo motor V6 turbo há quase oito meses. Durante 2023, esse número passará para mais de 300 colaboradores.
Por outro lado, as instalações da “Audi Formula Racing” vão receber obras de melhoria e expansão já em 2023. Que não estarão dentro do teto orçamental dos motores (entrará em vigor em 2023). Mas como é estreante, a Audi poderá gastar mais 25 milhões de dólares do que os atuais construtores têm para 2023 a 2025 (que será de 95 milhões de dólares), ou seja, 115 milhões de dólares. Já em 2026, esse teto orçamental subirá para 130 milhões de dólares.

Primeiros testes em 2025
Como para entrar na Fórmula 1 a Audi exigiu motores mais eficientes em 2026, a FIA desenhou um regulamento onde os motores de combustão interna terão 400 kW (544 CV) quase a mesma potência da parte elétrica. E só vão usar combustíveis sintéticos, neutrais em termos de CO2.
Por seu lado, a Sauber irá desenvolver o chassis e a transmissão em Hinwill e terá nos seus ombros a responsabilidade de preparar e liderar a participação desportiva. Os primeiros testes em pista serão feitos em 2025.