
Ford sacrifica o Fiesta no altar da eletrificação
26/10/2022Ford sacrifica o Fiesta no altar a eletrificação que a marca da oval azul está a implementar no Velho Continente.
Será no próximo verão, mais precisamente, em junho de 2023, que a Ford vai guilhotinar o Fiesta, parando a produção na fábrica de Colónia um ano antes do planeado. Curiosamente, o novo modelo 100% elétrico feito com base na plataforma elétrica da Volkswagen começará a produção nessa altura e em Colónia, igualmente um ano antes do anunciado.
A plataforma é a MEB que é a base do ID.4 entre outros modelos do grupo. O modelo será um crossover explorando a Ford o embalo oferecido pelo Mustang Mach-E.

Não haverá mudanças de pessoal na fábrica de Colónia e a marca da oval azul refere, mesmo, que aumentará o volume de postos de trabalho quando a produção estiver em velocidade de cruzeiro.
Recordamos que o Fiesta foi lançado na Europa em 1976 e foi um dos mais populares modelos da casa americana. Porém, a sua vida já estava ligada ao sistema de suporte de vida há bastante tempo, piorando as coisas quando a Ford lançou o Puma em versão crossover.
Esta situação é espelhada nestes números: 72.302 unidades vendidas em oito meses de 2021, 39.395 unidades em igual período de 2022. O Puma vendeu até agosto 91.604 unidades.
Recordamos que a Ford já tinha acabado com a produção do Fiesta de três portas desde o verão deste ano.
Por outro lado, a Ford vaio acabar com a produção do S-Max e do Galaxy, em Valência, terminará em abril de 2023.
Lembramos que a Ford está a acelerar a eletrificação e em como plano ter todos os seus modelos 100% elétricos em 2030 na Europa e em 2035 todos os seus veículos vendidos em todo o mundo. A fábrica de Colónia tem previsão de produzir 200 mil unidades ao ano.
Contas feitas, serão lançados sete modelos 100% elétricos até 2030 e que um deles será o Puma. A maioria deles estará equipada com a plataforma MEB da Volkswagen.