Volkswagen ID.5 e ID.5 GTX em Portugal a partir de 51.532€

Volkswagen ID.5 e ID.5 GTX em Portugal a partir de 51.532€

26/10/2022 0 Por Autoblogue
0 0
Read Time:10 Minute, 7 Second

Volkswagen ID.5 e ID.5 GTX chegam a Portugal com motorizações 100% elétricas com 174, 204 e 299 CV, um único pacote de equipamento e muita tecnologia.

Com a estratégia Accelerate, a Volkswagen está a intensificar a sua transformação num fornecedor de mobilidade orientado para o software: o novo ID.5 e novo ID.5 GTX são o sexto modelo 100% elétrico na gama da família ID. 

O Volkswagen ID.5 é o SUV coupé de uma nova geração de veículos com padrões premium. Será lançado na versão ID.5 com sistema de tração traseira de 128 kW (174 CV) ou 150 kW (204 CV) e com tração integral na versão ID.5 GTX com 200 kW (299 CV). 

Todas as versões desta linha de produtos se caracterizam por um forte caráter, reunindo as qualidades da família ID. num design único que tem tanto de elegante como de expressivo. 

O ID.5 assegura uma sensação completamente nova de espaço com soluções inéditas e pioneiras de operacionalidade, interface homem-máquina (HMI), infotainment e sistemas de assistência. 

Volkswagen ID.4

Volkswagen ID.5 e ID.5 GTX com software de geração 3.1 

Graças ao mais recente software ID., o ID.5 torna muito mais amigável a experiência com a mobilidade elétrica. Esta linha de modelos oferece controlo de voz com performance de classe premium, capacidade de carregamento mais elevada e função Plug & Charge. 

O ID.5 realiza uma verificação de autenticação automática logo que o cliente liga o cabo do veículo a uma estação de carregamento rápido DC, iniciando uma comunicação encriptada entre o veículo e o ponto de carga. Este processo de autenticação requer apenas uns segundos antes de dar início ao carregamento. 

Tempos de carga mais curtos

A mais recente geração de software ID. oferece uma elevada lista de vantagens. Quando ligado a uma estação de carga DC com a respetiva capacidade, os modelos com bateria de 77 kWh podem agora recarregar a uma capacidade máxima de até 135 kW. 

Melhorada face à anterior capacidade de 125 kW – quando em carga com 5 a 80 por cento do SOC (state of charge – estado de carga), reduzindo o tempo de carga em até nove minutos em relação aos tempos anteriores. 

Isto significa que o ID.5 pode ser recarregado em 29 minutos e o ID.5 GTX em 36 minutos para os próximos 390 km ou 320 km, respetivamente. Quando em viagem, o ID. Charger Travel, um sistema de carga semelhante a uma Wall Box fixa, pode carregar todos os modelos ID.5 no destino a 11 kW.

Volkswagen ID.4

Volkswagen ID.5 e ID.5 GTX: progressivo, com sistemas de assistência integrados 

Dentro dos limites do sistema, o Travel Assist com dados swarm facilita a condução semiautónoma nos movimentos laterais e longitudinais a qualquer velocidade ao alcance do veículo e, pela primeira vez, proporciona a mudança de faixa assistida em autoestrada (a partir dos 90 km/h). 

Estando disponíveis dados swarm anónimos de outros veículos Volkswagen, o Travel Assist com dados swarm pode utilizar apenas uma marcação da faixa de rodagem para manter o veículo no limite da faixa – por exemplo nas estradas rurais sem marcações centrais. Outro novo dispositivo: a função de memória para estacionamento automático num local que tenha sido previamente guardado no sistema.

Eficiência elétrica une-se à elegância

Com o seu design fluido e orgânico, o ID.5 marca uma presença ultramoderna, poderosa e elegante. A linha do tejadilho prolonga-se suavemente ao longo da carroçaria, até ao corte abrupto marcado por um spoiler funcional. Preparado para as longas distâncias, o ID.5 alcança um coeficiente de arrasto de 0.26, assegurando que a energia armazenada na bateria de 77 kWh é usada da forma mais eficiente possível, assumindo-se como a referência para a nova geração de SUV coupés: elétricos, desportivos, elegantes.

Volkswagen ID.4

Volkswagen ID.5 e ID.5 GTX com boa habitabilidade

O ID.5 baseia-se na arquitetura de aproveitamento de espaço da matriz modular elétrica (MEB) da Volkswagen. O hardware não ocupa muito espaço – o que beneficia quem viaja a bordo: com um comprimento exterior de 4.60 metros e 2.77 metros de distância entre eixos, o habitáculo do ID.5 espelha um bom aproveitamento do espaço, tão amplo como um SUV convencional do segmento acima.

Mesmo com uma linha dinâmica do tejadilho, o ID.5 não deixa de ser um SUV flexível, impressionando pela sensação de espaço que proporciona com amplo espaço para a cabeça, mesmo para os passageiros da segunda fila de bancos. 

O esquema de cores interior é moderno e acolhedor, com materiais e acabamentos de elevados padrões de qualidade. Os clientes podem escolher entre numerosas variantes interiores de bancos e de packs de equipamento. 

Dependendo da posição das costas dos bancos traseiros, o compartimento da bagageira oscila entre os 549 e 1,561 litros. O acionamento elétrico da porta da bagageira e o gancho de reboque de recolha elétrica estão disponíveis como opcionais.

Volkswagen ID.4

Interior com dois ecrãs

Os controlos e os ecrãs do habitáculo do ID.5 estão disponíveis através de dois ecrãs – um, compacto, colocado atrás do volante e outro maior ao centro, com a medida diagonal de 12 polegadas (de série). O ecrã compacto à frente do condutor pode ser controlado através do volante multifunções. 

O ecrã maior do sistema de infotainment no centro do tablier tem controlo tátil. Com o ID. Light, uma faixa de iluminação situada na base do para-brisas, os condutores recebem informação luminosa de forma intuitiva no caso, por exemplo, de qualquer situação de perigo ou quando o sistema de navegação está ativo. 

Volkswagen ID.4

Planeador de Rotas para Veículos Elétricos

O menu de carregamento – exibido no ecrã de 12 polegadas – é agora mais informativo e possui uma estrutura mais clara com o mais recente software ID. em versão 3.1. A função de cálculo da rota do sistema de navegação determina paragens de acordo com o planeamento inteligente de viagens longas para que o veículo chegue ao destino tão rapidamente quanto possível.

Com o seu ecrã head-up display de realidade aumentada, a Volkswagen faz dos ID.5 e ID.5 GTX montras de alta-tecnologia. As projeções de imagens são fundidas com a realidade à volta. 

Por exemplo, as setas de indicação de viragem do sistema de navegação surgem no para-brisas integradas na própria estrada no campo de visão do condutor de 10 metros à frente do veículo, para uma muito mais natural visualização da informação.

Volkswagen ID.5 e ID.5 GTX: controlo por voz com performance premium

“Olá ID.” é tudo o que é necessário dizer para ativar as funções de controlo vocal. O sistema é capaz de reconhecer frases normais utilizadas na conversa informal do quotidiano, como “tenho frio”, transformando o ID.5 num parceiro de conversa inteligente. 

Mais: o microfone digital permite que o sistema de controlo por voz determine se a instrução foi proferida pelo condutor ou pelo passageiro, por exemplo, para direcionar o ajuste do ar condicionado para a pessoa que fez o pedido. 

O sistema de reconhecimento melhorado é agora capaz de uma taxa de perceção à volta dos 95 por cento. O sistema, melhorado, também consegue lidar com interrupções e fazer perguntas. As respostas são geradas através de duas fontes: online, da nuvem, e offline, da informação armazenada no veículo. 

A sincronização online garante um reconhecimento particularmente eficiente com elevadas taxas de perceção e resultados de elevada qualidade, mesmo na procura de pontos de interesse. 

Iluminação com tecnologia de ponta

O ID.5 é equipado com a mais sofisticada tecnologia de iluminação, por dentro e por fora. Quando o condutor se aproxima do veículo com a chave, o ID.5 dá início à sua coreografia de boas-vindas: os faróis dianteiros e farolins traseiros despertam com uma sequência luminosa; simultaneamente, os focos colocados nos espelhos exteriores projetam a “impressão digital” da família ID. no solo. 

Os dois elementos, tanto os faróis dianteiros como os farolins traseiros, funcionam com a mais recente tecnologia LED. A Volkswagen também disponibiliza os faróis com matriz IQ.LIGHT LED e controlo inteligente das luzes de cruzamento (médios) em opção – de série no ID.5 GTX. 

As luzes traseiras de LED com design estrutural 3D (igualmente de série ID.5 GTX) brilham com um nível de intensidade invulgar. A iluminação também desempenha um papel importante no interior do veículo. A iluminação ambiente de todo o tablier e das portas pode ser configurada em até 30 cores de acordo com as preferências do utilizador. 

A solução ID. Light é um elemento único no conceito de iluminação do ID.5: a faixa de iluminação colocada na base do para-brisas assegura um apoio intuitivo e também representa um papel importante no papel de interface homem-máquina (ou HMI). O ID. Light recorre a diferentes impulsos de luz para transmitir se o automóvel está pronto a arrancar, que direção deve tomar de acordo com o sistema de navegação, ou se a bateria está efetivamente em carregamento. O ID. Light também assegura apoio em situações potencialmente perigosas. Informa e alerta o condutor com luzes muito visíveis no caso, por exemplo, de uma aceleração repentina do tráfego à frente do automóvel. 
Além disso, o ID. Light pode ainda servir de apoio às instruções do sistema de navegação através da sinalização por luzes. Consegue, por exemplo, indicar ao condutor que deve passar para a faixa de rodagem interior antes de sair da autoestrada, ou que deve alivar a pressão do pé no acelerador de forma a assegurar eficientemente a funcionalidade de vela (coasting) na manutenção da velocidade desejada. Todas as cores e animações seguem uma linguagem visual cuidada, amigável, universal e fácil de entender, dando aos condutores as informações necessárias sem que precisem de desviar o olhar da estrada. 

ID.5 e ID.5 GTX com três níveis de potência

O SUV elétrico coupé da Volkswagen será lançado com três opções de propulsão. O ID.5 Pro é impulsionado por um motor elétrico colocado em posição traseira com 128 kW (174 CV) de potência. 

No ID.5 Pro Performance, o motor colocado em posição traseira entrega 150 kW (204 CV). No ID.5 GTX é instalado um motor no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. O sistema bimotor de tração integral debita uma potência máxima de 220 kW (299 CV). A versão topo de gama permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6.3 segundos e alcança uma velocidade máxima de 180 km/h (limitada). 

De confortável a desportivo

Esteja equipado com um motor traseiro ou com sistema motopropulsor de tração integral, todas as versões do ID.5 garantem uma experiência de condução segura, confortável e desportiva graças à integração das unidades de controlo dos sistemas de propulsão e de gestão do chassis. 

Através do seletor de perfis de condução (fornecido de série), o condutor consegue determinar os modos de funcionamento da propulsão elétrica e do sistema de direção em diversos modos diferenciados de condução. 

A pedido, o cliente pode equipar o ID.5 com direção progressiva, cuja relação de viragem aumenta diretamente com o ângulo do volante, e com o equipamento desportivo. 

Uma segunda opção é o controlo eletrónico de amortecimento DCC – elemento que alarga ainda mais a gama de definições do comportamento entre um deslizar suave e um desempenho desportivo. A dimensão das jantes pode situar-se entre as 19 e as 21 polegadas.

Volkswagen ID.5 e ID.5 GTX: autonomia até 520 km

Todos as opções de propulsão do ID.5 utilizam uma bateria capaz de enfrentar longas distâncias graças à capacidade de armazenamento de 77 kWh de energia (líquida). Isto permite que o ID.5 Pro e ID.5 Pro Performance projetem um alcance de até 520 km (WLTP). A sua colocação por baixo do habitáculo assegura um baixo centro de gravidade e uma distribuição equilibrada da carga pelos dois eixos. O topo de gama com tração integral ID.5 GTX tem um alcance projetado de 490 km (WLTP).

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %