
Ferrari 499P é a arma do Cavallino Rampante para o WEC
30/10/2022Ferrari 499P. Este é o nome do modelo que vai fazer regressar a Ferrari ao topo das competições de endurance 50 anos depois.
Aqui está o protótipo da Ferrari para o Campeonato do Mundo de Endurance (WEC) na categoria LMH (Le Mans Hypercar).
Ferrari 499P: a história do nome e os números de prova
O nome 499P segue a tradição que remonta aos primeiros Ferrari. “Lendo” o nome do protótipo, 499 é a capacidade em centímetros cúbicos de cada um dos seis cilindros do motor V6 de três litros com duplo turbo. O P é, claro, de Protótipo.
Como a Ferrari regressa ao Endurance 50 anos depois, um dos carros terá o número 50. O outro será o 51, um número mítico da Ferrari nas corridas de GT, pois é esse o número que conquistou cinco títulos nos GT.

Recordamos que a Ferrari ganhou o Campeonato do Mundo de Marcas de 1972 com pilotos como Ronnie Peterson, Tim Schenken, Mario Andretti, Jacky Ickx, Clay Regazzoni, Arturo Merzario, Sandro Munari e Brian Redman. A Ferrari venceu 10 das 11 provas do Mundial, perdeu as 24 Horas de Le Mans para o Matra-Simca de Henri Pescarolo e Graham Hill.

Pilotos escolhidos dentro de casa
Quanto a pilotos… ainda não foi desta que a Ferrari revelou quem estará aos comandos do 499P, mas ficou evidente nas declarações dos responsáveis pelo programa LMH que a Ferrari quer ocupar os seis lugares disponíveis com pilotos “da casa”, ou seja, dos GT.
Ferdinando Cannizzo, responsável pela “Ferrari GT Track Car Development”, referiu que “a escolha dos pilotos será feita dentro da família Ferrari, pois temos pilotos muito consistentes e a escolha será 100% interna.” Veremos.
A Ferrari contará com a parceria com a AF Corse, que desde que a Ferrari regressou aos GT tem sido a âncora da marca de Maranello. Será a equipa de Amato Ferrari a gerir em pista a equipa e a parte de engenharia a cargo da casa de Maranello. É o prolongar da parceria que desde 2006 (com o F430 GT2) tem sido de sucesso nos GT.




Motor V6 a 120 graus e duplo turbo
O bloco do 499P é um V6 aberto a 120 graus, igual ao do 296 GT3 revelado em julho. Porém, a semelhança acaba no V6 e nos 120 graus, pois o motor do protótipo é totalmente novo e com um desenho inovador.
Ferdinando Cannizzo, responsável pela “Ferrari GT Track Car Development” deixou claro que “não é o mesmo motor. É a mesma arquitetura que a do motor 296, mas sendo um motor de endurance, tem uma estrutura totalmente diferente.”
Para este engenheiro, “escolher o V6 foi, claramente, o caminho certo a seguir para o motor do 499P. E olhando para a nossa gama de carros de estrada e como está a ser construída no futuro, foi apenas natural seguir este caminho.”
Mas Cannizzo revela que “não foi um compromisso, pois um V6 é pequeno, leve e muito compacto, que dá vantagem em termos de arrumação, distribuição de peso e centro de gravidade.”
O motor de combustão interna debita 500 kW (680 CV), o limite regulamentar, e está montado a meio do carro sendo portante, ou seja, faz parte da estrutura do chassis. O motor elétrico está colocado no eixo dianteiro. O sistema de recuperação de energia (ERS – Energy Recovery System) tem uma potência máxima de 200 kW (272 CV). Quando à bateria, a tensão nominal é de 900 volts, alimentando o eixo dianteiro com autoblocante. A caixa é uma unidade sequencial de sete velocidades.
Quanto à suspensão, é feita de triângulos sobrepostos do tipo “push rod”. A travagem integra um sistema “brake by wire”.

Ferrari 499P: um verdadeiro… Ferrari
E para ele, “quando olho para o 499P… é, claramente, um Ferrari!” E quando lhe perguntaram sobre a asa traseira, Ferdinando Cannizzo referiu que “a forma da asa traseira foi uma ideia bastante interessante do Centro Stile pois permitiu jogar com algumas das nossas ideias.” Uma delas é a barra inferior que percorre a largura da asa.
Testes e mais testes e mais testes
O Ferrari 499P estará homologado até final do ano e a estreia será nas 1000 Milhas de Sebring no mês de março. Entretanto, a Ferrari e a AF Corse já cumpriram mais de 12 mil quilómetros de testes.
Recordamos que a última vez que a Ferrari participou nas 24 Horas de Le Mans com um protótipo aconteceu em 1999 com o 333SP da equipa JB Racing (de Jean Michel Bouresche e Jean-Pierre Jabouille) pilotado por Mauro Baldi, Christian Pescatori e Jerôme Policand. Abandonaram após 71 voltas.
Após a revelação do 499P, o responsável pela divisão “Ferrari Attivita Sportiva GT”, Antonello Coletta, lembrou que “o 499P é um sonho tornado realidade. Hoje é um momento importante para todos aqueles que nos últimos dois anos trabalharam arduamente neste projeto. Quisemos homenagear a nossa história com ligações ao passado feito de sucessos e títulos. O 499P é um protótipo que é, marcadamente, Ferrari no significado mais puro do termo e é com emoção que o partilhamos com todos os apaixonados pela nossa marca.”








